Manaus | 3 de junho de 2026 | 03:49:30

Após operação mais letal da história, aprovação de Cláudio Castro atinge recorde, revela Datafolha

Claudio Castro. reprodução do twitter

A megaoperação policial que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), alcançou o maior índice de aprovação desde 2022, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º).

O levantamento mostra que 40% dos moradores da capital e da região metropolitana consideram a gestão Castro “ótima” ou “boa”, enquanto 34% classificam o governo como “ruim” ou “péssimo” o maior patamar de desaprovação já registrado. Outros 23% avaliam a administração como regular.

Em comparação à última pesquisa, feita em setembro de 2022, os números mostram uma recuperação significativa: na ocasião, apenas 31% aprovavam o governo, 25% o reprovavam e 37% o avaliavam como regular.

Segurança pública divide opiniões

A pesquisa vem na esteira da megaoperação das polícias Civil e Militar realizada na última terça-feira (28), que resultou em 121 mortes, tornando-se a ação policial mais letal da história do país.

Mesmo diante da repercussão, 37% dos entrevistados disseram aprovar a atuação do governo na área da segurança pública, enquanto a mesma proporção (37%) considera o trabalho ruim ou péssimo. Para 25%, o desempenho é regular.

Sobre a operação em si, 48% da população disseram que ela foi “muito bem executada”, 21% a classificaram como regular, e 24% afirmaram que foi mal conduzida. Já 57% dos entrevistados concordam com a declaração de Castro de que a ação foi um sucesso, enquanto 39% discordam totalmente.

Diferença entre capital e região metropolitana

A pesquisa Datafolha ouviu 626 pessoas com 16 anos ou mais, por telefone, entre os dias 30 e 31 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na capital fluminense, a aprovação do governador é menor, 30%, dentro de uma margem de erro de cinco pontos percentuais. Já entre os moradores da região metropolitana, o índice sobe para 51%, com margem de seis pontos. A reprovação chega a 39% na capital e 28% no Grande Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens