Manaus | 24 de julho de 2026 | 09:34:03

Amazonas registra 57 óbitos por Síndrome Respiratória

Foto: Girlene Medeiros / FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulgou nesta segunda-feira (14) um novo informe epidemiológico sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. O relatório, que pode ser acessado no site da FVS-RCP, traz atualizações sobre a situação entre 1º de janeiro e 12 de outubro de 2024.

De acordo com os dados, foram notificados 3.731 casos de SRAG no período, sendo 76 registrados nas últimas três semanas (22 de setembro a 12 de outubro). Desses casos, 1.573 foram confirmados como SRAG provocada por vírus respiratórios, incluindo 24 nas semanas mais recentes. Até o momento, 57 óbitos relacionados a vírus respiratórios foram contabilizados este ano.

 Faixas etárias mais afetadas


Nas últimas três semanas, a maior parte dos casos ocorreu entre crianças de 1 a 4 anos (41,7%), seguida por crianças de 5 a 9 anos (25%) e menores de 1 ano (12,5%). Entre os adultos, os grupos mais impactados foram pessoas com 60 anos ou mais (12,5%) e de 40 a 59 anos (8,3%).

Vírus mais prevalentes


Os exames laboratoriais apontaram a presença de diversos agentes causadores de SRAG, com destaque para o rinovírus, identificado em 24,4% das amostras. Também foram encontrados adenovírus (5,2%), parainfluenza (2,3%), coronavírus sazonal (1,8%), bocavírus (1,8%), SARS-CoV-2 (0,5%) e vírus sincicial respiratório (VSR) (0,5%).

Recomendações de prevenção
A FVS-RCP reforça a necessidade de medidas preventivas, como o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e a prática de etiqueta respiratória. Além disso, recomenda-se a vacinação contra covid-19 e influenza para minimizar os riscos de complicações respiratórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens