A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Amazonas será realizada nos dias 29 e 30 de agosto de 2025, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. O evento marca a retomada da conferência estadual após quase dez anos de suspensão, e é promovido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amazonas (Cedim).
Com o tema central voltado à construção de políticas públicas voltadas às mulheres em toda a sua diversidade, a conferência se consolida como um espaço democrático de articulação entre sociedade civil e poder público. A proposta é fortalecer ações que promovam a igualdade de gênero, o enfrentamento à violência e a garantia de direitos das mulheres no estado.
A secretária executiva de Políticas para as Mulheres da Sejusc, Syrlan Picanço, destacou a importância do evento como ferramenta de transformação social.
“A conferência é um espaço de diálogo e construção coletiva, para transformar demandas em políticas públicas reais. O Governo do Estado tem se comprometido com essa pauta, com protocolos, capacitação de servidores e ações que buscam tirar mulheres do ciclo de violência”, afirmou.
Já a presidenta do Cedim, Marília Freire, ressaltou o papel estratégico da conferência na promoção da participação social:
“É um momento fundamental para dar visibilidade às demandas das mulheres amazonenses e reafirmar o compromisso do Estado com a igualdade de gênero”, pontuou.
Participação e programação
O evento contará com a presença de delegadas eleitas nas conferências municipais, além de representantes do poder público e da sociedade civil. As propostas discutidas durante os dois dias de evento irão subsidiar a construção de políticas públicas no estado e eleger as representantes do Amazonas para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Interessadas em acompanhar o evento como participantes (com direito à voz, mas sem voto) ainda podem se inscrever gratuitamente pelo formulário online: http://forms.gle/qJSb1tVYA8fjYVjE7.
A abertura oficial será no dia 29 de agosto, no Auditório Eulálio Chaves, no mini campus da Ufam, com credenciamento a partir das 13h e cerimônia às 18h30. No dia 30, as atividades seguem a partir das 8h, no auditório da Faculdade de Psicologia da universidade.
Temas em pauta
Entre os eixos de discussão da conferência estão:
- Enfrentamento à violência contra as mulheres
- Promoção da autonomia econômica e igualdade no trabalho
- Saúde integral da mulher
- Garantia dos direitos das mulheres em sua diversidade
- Participação política e controle social
As propostas resultantes do evento poderão ainda subsidiar a elaboração e o fortalecimento dos planos municipais e estadual de políticas públicas para as mulheres.






