Ao todo, foram 107 registros no estado

Dados do Monitor da Violência divulgados nesta quinta-feira (15) colocaram o Amazonas em 2º lugar em número de crimes violentos registrados na região Norte em setembro. Ao todo, foram 107 registros, entre homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal grave seguida de morte.

Conforme dados do último levantamento, do total de casos, 102 foram de homicídios dolosos, três de latrocínio e dois de lesão corporal grave. O balanço de crimes é da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

No Norte, o estado fica atrás apenas do Pará, que registrou ao todo 325 casos de crimes violentos no mês de análise.

Neste ano, os dados indicam um aumento gradativo no número de crimes de janeiro a junho. Já em julho e agosto, os registros tiveram queda, mas voltaram a subir em setembro. Juntos, os primeiros nove meses do ano contabilizaram pelo menos 902 homicídios no estado.

Em todo o Brasil, o estado que mais registrou crimes violentos em setembro foi a Bahia – 401 ao todo. Tanto o estado nordestino quanto o Amazonas apresentaram o mesmo índice de crimes a cada 100 mil habitantes, 2,6 ao todo.

Pelo menos 38.436 pessoas foram assassinadas nos nove primeiros meses deste ano no Brasil. Apenas em setembro foram registradas 3.721 mortes violentas.

 Fonte: G1