O projeto indica subida de Manaus no ranking da educação.
O prefeito de Manaus, David Almeida, lança oficialmente a campanha “Alfabetiza Manaus”, nesta sexta-feira, 7/10, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), zona Centro-sul. A meta do programa é erradicar o analfabetismo infantil na rede municipal de ensino até o final de 2023.
Para alcançar esse objetivo, a Semed envolveu todos os atores da educação: professores, diretores, assessores, chefes, gerentes, diretores de departamento, subsecretários e secretária de educação. Além disso, conta com o envolvimento das famílias e dos responsáveis dos estudantes integrantes da campanha e a participação de toda a sociedade.
O Ranking
Manaus é a terceira maior rede de educação básica do Brasil, com 499 unidades escolares e 242 mil alunos, desde a creche até o nono ano. A cidade fica atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O sistema educacional do estado se tornou o 8º melhor do país, mesmo durante a pandemia:
A educação do Amazonas avançou quatro posições no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e alcançou a melhor nota desde que o exame começou a ser realizado no Brasil. O avanço se deu mesmo durante a pandemia de Covid-19.
Os dados foram divulgados dia dia de Setembro pelo Ministério da Educação (MEC) e referem-se ao ano de 2021. O sistema educacional do estado se tornou o 8º melhor do país, maior que a avaliação anterior, feita em 2019.
A avaliação
A avaliação é feita a cada dois anos e, a atual gestão do Prefeito David Almeida e Governador Wilson Lima, alcançaram avanços históricos na região Norte (dados divulgados pelo MEC).





