Manaus | 4 de junho de 2026 | 11:39:33

Alerta: Problemas de coluna disparam entre jovens da Geração Z

Sedentarismo, uso excessivo do celular e má postura levam jovens a procurar exercícios para aliviar dores nas costas e corrigir a postura cada vez mais cedo.

A preocupação com dores nas costas e má postura tem crescido entre adolescentes e jovens adultos da chamada geração Z, que estão cada vez mais presentes em academias buscando treinos voltados para o alívio de desconfortos e a correção postural. O excesso de tempo em frente ao computador e ao celular, aliado ao sedentarismo, tem causado desequilíbrios musculares e dores precoces na lombar e na região cervical, problemas antes mais comuns em faixas etárias mais avançadas.

Segundo o educador físico Gabriel Souza, da Fórmula Academia do Shopping Ponta Negra, os exercícios mais indicados para esse público são os de baixo impacto, como musculação leve e orientada, pilates, ioga, alongamentos, hidroginástica, caminhadas e uso de bicicleta. Ele destaca que atividades com torções do tronco ou com sobrecarga, como levantamento de peso e agachamentos com barra, devem ser evitadas por quem já apresenta dores ou desvios posturais.

Gabriel também ressalta que muitos quadros de dor têm origem em vícios de postura do dia a dia, sendo comum encontrar adolescentes buscando treinos corretivos e preventivos. Para esses casos, os programas de treino são adaptados conforme a idade e a necessidade do aluno, com foco em fortalecimento, mobilidade e consciência corporal. O profissional alerta que a orientação técnica é essencial para evitar lesões e garantir que os exercícios cumpram sua função de recuperação e prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens