O relato de um visitante sobre ruas e centros comerciais, como o Brás, vazios em São Paulo reflete uma percepção comum, mas o diagnóstico se é uma “crise” é complexo. O cenário observado é resultado de uma combinação de transformações profundas no setor varejista brasileiro e um ambiente econômico desafiador.
Enquanto a economia do país lida com incertezas, como inflação e juros altos, que comprimem o poder de compra do consumidor, o modelo tradicional de comércio de rua enfrenta desafios monumentais. A ascensão do e-commerce é, sem dúvida, o principal fator, esvaziando lojas físicas e antigos polos atacadistas.
Além disso, problemas de segurança pública e a presença de comércio ilegal em áreas centrais de São Paulo afastam clientes e lojistas.
Especialistas apontam que o modelo de negócio tradicional está se tornando inviável. A “crise” mencionada é um processo de transformação acelerada, onde a adaptação digital não é mais uma opção, mas uma questão de sobrevivência.
Assista o vídeo na página do nosso Instagram:
https://www.instagram.com/areporteroficial?igsh=ZzBmaTJjMXBwaGdj







