Manaus | 20 de agosto de 2026 | 06:30:33

Falência polêmica da Varig é tema de novo documentário da Brasil Paralelo

Existem diversos mistérios e versões sobre o fechamento da maior companhia aérea nacional das últimas décadas.

Uma empresa aérea que foi um orgulho nacional e tinha um futuro promissor no mercado interno e estrangeiro, mas que hoje só existe na memória dos brasileiros. A polêmica envolvendo o fechamento da Varig, que encerrou suas operações em 2006, ainda dá o que falar até os dias atuais.

Por que a companhia faliu? Há quem diga que a má gestão e a corrupção da cúpula da empresa não foi a única causa do desastre que culminou na demissão de milhares de funcionários e que existe uma “caixa-preta” a ser desvendada em meio a tantas versões.

A falência da Varig envolve uma série de questões polêmicas e assombrosas que incluem, inclusive, uma eventual participação direta do governo federal no desmonte da companhia. Mas em meio a tantas possíveis conclusões, o que é verdade e o que é boato?

Nesta segunda-feira (12), a empresa de educação e entretenimento Brasil Paralelo lançou um documentário que promete contar a real história acerca da queda da Varig, que foi a maior empresa aérea do país por mais de 50 anos.

A produção original da BP entrevistou diversos profissionais do segmento aéreo, incluindo ex-funcionários da companhia e especialistas no assunto, que relembraram o cenário econômico de cada época e as ações de gestão que levaram a Varig do apogeu à queda.

O documentário “Varig: A Caixa-Preta do Brasil” já está disponível desde as 20h no streaming de filmes da Brasil Paralelo. A assinatura mensal é oferecida a partir de R$ 19, com direito a aplicativo para smartphones e TVs.

Entre os 19 entrevistados estão nomes como Vitor Stepanski, piloto da Varig; Lito Souza, dono do canal Aviões e Músicas, mecânico e piloto; Cesar Curi, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta; Flávio Souza, comandante e ex-presidente da Associação de Pilotos da Varig; Claudia Musa Fay, professora da PUC-RS; e Gianfranco “Panda” Beting, publisher flap internacional.

“Conhecer a história da primeira multinacional brasileira é conhecer a história do Brasil e entender os rumos do nosso país. A trajetória da Varig é a bússola que aponta para um problema nacional. Tal como a companhia, por anos o Brasil tem sido tratado como a grande aposta do futuro. Por que sempre ouvimos que o Brasil tem tudo para dar certo, mas não prosperamos?”, questiona a Brasil Paralelo em seu site ao anunciar sua mais nova obra original.

 

 

Fonte: Conexão Política

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens