O Jornal Nacional anunciou ao vivo, na quinta-feira (15), a demissão de Frederic Kachar, então diretor-geral de Mídia Impressa e Rádio do Grupo Globo. A saída ocorreu após a divulgação de conversas privadas entre o executivo e Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.
A notícia foi comunicada por César Tralli, enquanto Renata Vasconcellos leu uma nota oficial da empresa. Segundo o Grupo Globo, as mensagens, trocadas entre outubro de 2023 e julho de 2025, revelaram uma relação considerada inadequada entre Kachar e um anunciante.
De acordo com as conversas divulgadas, Vorcaro tratava com o executivo de patrocínios para eventos do grupo, além de fazer pedidos relacionados à divulgação de conteúdos e à promoção da marca de sua então namorada, a influenciadora Martha Graeff. Os diálogos também abordavam reportagens sobre o Banco Master.
Globo reafirma independência editorial
Em comunicado, a empresa afirmou manter o compromisso com a ética e a transparência e reiterou a independência editorial de seus veículos. A direção também destacou os 29 anos de atuação de Kachar no grupo.
O executivo comandava operações de veículos como os jornais O Globo, Extra e Valor Econômico, além de revistas da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio, que inclui a CBN.
Após o desligamento, Luis Henrique Guimarães assumiu interinamente a direção-geral de Mídia Impressa e Rádio.






