Manaus | 19 de outubro de 2026 | 18:34:28

Acesso livre de personal trainers em academias já é realidade na Paraíba

A Paraíba saiu na frente ao aprovar a Lei Estadual nº 13.694/2025, que garante o acesso livre de personal trainers às academias durante o acompanhamento de seus alunos, sem a cobrança de taxas extras. A medida reforça o direito de escolha do consumidor e valoriza a atuação do educador físico, que deve apresentar contrato de serviços, identidade profissional e termo de responsabilidade para exercer o atendimento.

Apesar do avanço, a lei enfrenta questionamentos judiciais e teve sua aplicação suspensa liminarmente pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, que considerou possível conflito de competência, já que legislar sobre profissões é atribuição da União. A decisão ainda aguarda julgamento definitivo.

No cenário nacional, a legislação que trata do tema ainda não existe. Porém, projetos tramitam no Congresso Nacional, entre eles o PL 1.420/2024, que busca alterar a Lei 9.696/1998 para assegurar o acesso dos personal trainers às academias em todo o país. Se aprovado, o texto garantirá maior segurança jurídica à prática da profissão e ao direito dos alunos de treinarem com o profissional de sua confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário
A Repórter - Portal de Notícias