O estado de Nova York pode ser condenado a pagar uma indenização de US$ 10 milhões (cerca de R$ 53 milhões) aos donos de P’Nut, o esquilo considerado o animal de estimação mais famoso do mundo.
Segundo informações divulgadas pela imprensa americana, o caso envolve a morte do animal em um episódio classificado pelos tutores como uma “execução injustificada”. P’Nut ganhou notoriedade nas redes sociais por vídeos e fotos compartilhados diariamente, acumulando milhares de seguidores e interações.
Os donos, que administram um santuário de animais, alegam que a perda não foi apenas emocional, mas também provocou um grande impacto financeiro, devido ao valor comercial e simbólico que P’Nut representava.
O dono do animal se pronunciou:
” Há um ano, eu passei no exame para obter a licença de reabilitador de vida selvagem. Nunca pensei que teria apenas mais dois meses com meu melhor amigo peludo.
Você tirou uma grande parte de mim, assassinou dois animais felizes e saudáveis e depois mentiu sobre isso. Você alegou raiva (raiva/rabies) quando, na verdade, esquilos nunca transmitiram raiva. Isso foi um alvo. Isso foi uma execução.
Você trouxe 12 agentes para minha casa. Passaram 5 horas destruindo minha vida. Você matou meus animais e foi embora sem se importar com o mundo.”
“Hoje não é sobre nós. Hoje não é sobre dinheiro. Hoje é o dia em que lembramos dois animais incríveis que sacrificaram suas vidas para mostrar ao mundo os atos horríveis de que o governo é capaz.
Hoje, vamos nos levantar por Peanut e Fred.”
As autoridades de Nova York ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso, mas a ação judicial segue em andamento, com ampla repercussão internacional e comoção entre defensores dos direitos dos animais.







