Manaus | 10 de agosto de 2026 | 12:54:02

Trump exclui petróleo, suco e aviões de tarifa de 50% contra o Brasil

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou nesta semana uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, como parte de sua nova política de proteção econômica. A medida, no entanto, exclui uma série de itens estratégicos da economia brasileira, como petróleo, combustíveis fósseis, aeronaves, suco de laranja, madeira para celulose, fertilizantes e metais como alumínio e estanho.

A nova taxa entra em vigor no dia 6 de agosto e aplica um acréscimo de 40% sobre a tarifa base atual de 10%. Produtos embarcados até essa data, mas desembarcados até 5 de outubro, poderão seguir com a taxação anterior.

O governo brasileiro criticou a decisão, classificando-a como “chantagem comercial”. Apesar disso, analistas avaliam que a exclusão de setores importantes suaviza os impactos imediatos sobre as exportações nacionais. A medida ocorre em meio a tensões diplomáticas entre os dois países e reaproximações do Brasil com blocos comerciais alternativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens