Manaus | 19 de outubro de 2026 | 18:34:37

Governo brasileiro prepara manifestação à China para evitar restrições à carne

A Repórter - Portal de Notícias
Foto:Reprodução

O governo do Brasil formou uma força-tarefa para elaborar uma manifestação formal à China, após o país asiático iniciar uma investigação sobre as exportações de carne brasileira. A investigação abrange todas as exportações de carne para a China de 2019 até o primeiro semestre de 2024, com um processo que pode durar até oito meses.

O Ministério da Agricultura, em conjunto com o Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, está preparando um documento que será protocolado no âmbito dessa investigação, com prazo de 20 dias a partir de segunda-feira (30). O objetivo principal é reforçar que as exportações brasileiras não prejudicaram a indústria local chinesa e evitar que isso resulte em restrições comerciais. A China, atualmente o maior comprador de carne brasileira, impõe uma tarifa de 12% sobre essas transações.
O setor privado está ativamente envolvido nas negociações com o governo brasileiro sobre a investigação aberta pela China sobre as exportações de carne bovina. Na sexta-feira (27), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) emitiu uma nota informando que está acompanhando de perto a investigação do Ministério do Comércio chinês. A associação reforçou a importância do “diálogo construtivo” e do “fortalecimento dos laços de confiança” com a China, com o objetivo de encontrar soluções que beneficiem ambas as nações. A colaboração entre o governo e o setor privado visa evitar que a investigação resulte em restrições às exportações brasileiras, que são fundamentais para a economia do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário
A Repórter - Portal de Notícias