O Papa Francisco revelou em um trecho de sua próxima autobiografia que foi alvo de uma tentativa de atentado suicida durante sua visita ao Iraque em 2021. A viagem foi histórica, marcando a primeira visita de um pontífice ao país, e um dos momentos mais arriscados de seus 11 anos de papado. O plano de ataque, envolvendo pelo menos dois homens-bomba, foi interrompido antes de ser concretizado.
Segundo o papa, ele foi informado pela polícia logo após sua chegada a Bagdá, em março de 2021, sobre o plano. Uma mulher carregada com explosivos e uma van com mais explosivos estavam a caminho de Mossul para realizar os ataques durante sua visita. Mossul, cidade que foi controlada pelo Estado Islâmico entre 2014 e 2017, foi um dos destinos chave da viagem, onde Francisco visitou igrejas destruídas e fez um apelo pela paz.
O papa também revelou que a tentativa de atentado foi descoberta graças a informações da inteligência britânica e que os atacantes foram interceptados e mortos pela polícia iraquiana antes de concretizarem o ataque. O Vaticano, que havia mantido os detalhes sobre a segurança da viagem em sigilo, não comentou os novos relatos feitos por Francisco, que serão publicados em sua autobiografia “Esperança”, programada para ser lançada em 14 de janeiro.





