Ao contrário do que muita gente pensa, o exercício de musculação é um excelente treino aeróbio.

Ao contrário do que muita gente pensa, o exercício de musculação é um excelente treino aeróbio. Essas atividades não são só corrida, esteira e bicicleta.

A musculação proporciona as melhores respostas oxidativas, mitocondriais e enzimáticas.

Quando falamos em melhorar a capacidade de “queimar gordura,” as respostas oxidativas, precisamos ter melhores condições das nossas dinâmicas mitocondriais, afinal, precisamos transformar a gordura em água e CO2.

A grande questão é que a musculação precisa ter um nível de intensidade mais alto, para que todo esse processo de “queima de gordura” aconteça. Ou seja, é importante treinar na falha ou próximo a ela.

Uma revisão da literatura publicada no periódico científico Frontiers in Physiology afirmou exatamente a eficiência da musculação no processo de emagrecimento.

Os textos evidenciam, após a análise de dezenas de trabalhos científicos, que a musculação, quando realizada até a falha, ou seja, realizando as repetições até não aguentar mais, independentemente de carga alta ou baixa, produz aumento das proteínas mitocondriais e com isso levava ao aumento da biogênese mitocondrial.

Esse fato é muito interessante, pois mostra que não precisamos passar horas nós aeróbios ou realizá-los diariamente. Basta se dedicar ao treino de musculação que muita coisa muda, você emagrece, ganha músculos, tônus muscular, elimina celulite e flacidez – e ainda melhora a forma física.

Fonte: Metrópoles