Especialistas apontam que existe uma hora certa para investir na cafeína para se manter alerta ao longo do dia. E ela não é de manhã cedo.

O seu dia só começa depois de uma xícara de café? Talvez seja a hora de repensar o hábito. Embora uma dose de cafeína seja uma forma comum e eficaz de se manter alerta para o dia que está por vir, atrasar um pouco a ingestão da bebida pode potencializar o efeito benéfico que ela proporciona, além de evitar possíveis excessos.

“A melhor alternativa para elevar sua energia é recorrer à cafeína por volta de três a quatro horas depois de acordar”, aconselhou a nutricionista Laura Cipullo em entrevista ao site CNBC Make It.

A resposta para essa questão gira em torno do cortisol — também conhecido como hormônio do estresse, liberado naturalmente pelo corpo todas as manhãs, junto à adrenalina. Quando o organismo percebe que é a hora de acordar, são essas substâncias que ele envia para fornecer energia e te manter concentrado e alerta.

“As substâncias liberadas pelo corpo fazem com que o açúcar no sangue (glicose) aumente, então, você tem bastante combustível disponível”, explicou o cirurgião cardiotorácico Steven Gundry ao Huffington Post. “Se você adicionar a essa energia natural aquela que obtém com a cafeína, os dois estimulantes podem entrar em conflito e fazer você se sentir mais nervoso do que o normal”.

Para evitar excessos, a recomendação dos especialistas é aguardar até que a sua energia comece a diminuir naturalmente, para dar aquele impulso com a cafeína. Se esperar três a quatro horas for motivo de incômodo para você, aguardar pelo menos uma hora também ajuda.

Sistema digestivo

Além do potencial de te deixar agitado e nervoso, existe outro motivo pelo qual você deveria esperar um pouco para tomar sua primeira xícara de café do dia. Ingerir cafeína com o estômago vazio é prejudicial à saúde.

Especialmente a longo prazo, a prática pode trazer problemas ao sistema digestivo, alterar o sistema nervoso e desequilibrar o ritmo circadiano.

Fonte: Metrópoles