Enquanto o coronavírus continua fazendo vítimas fatais no interior do Amazonas, as prefeituras ainda não retiraram mais de 10 mil doses de vacina contra o Covid-19 que estão no depósito do governo do Estado.

As 10.774 doses do imunizante são exclusivas para o interior do Amazonas a fim de conter o avanço da pandemia nos municípios, no entanto várias prefeituras deixaram as vacinas ‘abandonadas’ no estoque da Fundação de Vigilância em Saúde.

É obrigação das prefeituras realizar a vacinação contra o coronavírus nos municípios, bem como dar estrutura à campanha de imunização nas localidades. É também obrigação das prefeituras levar os imunizantes às comunidades mais distantes da área urbana, como comunidades ribeirinhas.

A Fundação de Vigilância em Saúde não divulgou quais prefeituras estão deixando as vacinas no estoque do governo, porém as informações devem se tornar públicas nos próximos dias, de acordo com a Lei de Acesso à Informação.

Vários veículos de comunicação estão cobrando do governo do Estado a lista das prefeituras. A intenção é cobrar dos prefeitos mais rapidez na vacinação da população.

Com a divulgação da lista, os moradores do interior poderão exigir de seus prefeitos mais comprometimento com o combate ao coronavírus nos municípios.

O Amazonas recebeu, até o momento, 763.220 doses das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca. Foram vacinados, até hoje (15-mar), 342.021 pessoas, o que corresponde a 44,88% das doses recebidas pelo Estado.

Os dados são do consórcio dos veículos de imprensa, a partir de informações da Secretaria de Saúde do Amazonas (Ses).