Números da semana revelam que o fantasma da rejeição assombra Amazonino Mendes. Já David Almeida, com baixa rejeição, tem chances reais de vitória.

As três últimas pesquisas de intenção de votos, antes do primeiro turno das eleições municipais, divulgadas na manhã desta sexta-feira (13), confirmam os números divulgados ao longo da semana, que indicam Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) no segundo turno da corrida pela Prefeitura de Manaus. Os estudos do Instituto Pontual, DMP e Perspectiva mostraram números similares.

Amazonino aparece com 32,3% na pesquisa do Instituto Pontual, 33% na da DMP/Rádio Tiradentes e com 30,2% no trabalho da Perspectiva. Já David tem 21,5% no estudo da Pontual, 22% na pesquisa da DMP e com 20,2% na Perspectiva.

As pesquisas realizadas ao longo da semana por vários institutos confirmam que as chances de vitória de David no segundo turno da disputa são reais, quase sem rejeição, apenas 3%. Na pesquisa Ibope, divulgada nesta quinta-feira (13), em cenário de segundo turno, o candidato da coligação Avante Manaus registrou 46% das intenções de voto, contra 38% de Amazonino Mendes, uma diferença de 8%.

Para David Almeida, os resultados das pesquisas, revelando o seu crescimento na preferência da população, confirmam o que ele já vinha sentindo durante as caminhadas realizadas pelos vários bairros da cidade, onde, ele e o candidato a vice na chapa da coligação Avante Manaus, Marcos Rotta, sempre foram bem recebidos pela população.

“O carinho e a atenção manifestada pelas pessoas serviram para nos incentivar cada vez mais e para mostrar que a grande maioria da população anseia por mudanças, por melhores serviços de saúde, de transporte, educação, segurança, mais esporte, moradia e dignidade. Estamos otimistas e agradecidos pelas manifestações de carinho e confiança por parte da população”, disse David. O candidato ressaltou que com o apoio de todos, no dia 15, a partir de janeiro de 2021 Manaus passará a caminhar pelo “caminho certo e seguro”.

Já Amazonino Mendes vem sendo assombrado pelo fantasma da rejeição que, segundo a a opinião popular gira em torno da casa dos 30% e ele só é superado neste quesito pelo ex-prefeito Alfredo Nascimento (PL), que lidera o ranking, com 36%, de acordo com o Ibope.

Dados obrigatórios
A pesquisa Pontual foi feita em toda a cidade de Manaus nesta semana, em que foram entrevistados 1224 eleitores e está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08036/2020. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

A pesquisa DMP ouviu 1.004 eleitores no período de 9 a 12 de novembro. A margem de erro é de 3,2%. O registro no TSE está sob o número AM-06602/2020.
A pesquisa Perspectiva ouviu 1000 eleitores entre os dias 10 a 12 de novembro. A margem de erro máxima estimada é de 3,1%, para mais ou para menos. O estudo está registrado no TSE sob o número AM-03597/2020.