A procuradora Fernanda Cantanhede assume a chefia do Ministério Público de Contas (MPC) nesta terça-feira (21). A solenidade de posse será realizada no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), às 10h, no auditório da Corte de Contas.

O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM (YouTube e Facebook), além da transmissão, em áudio, pela Rádio Web do Tribunal.

A solenidade é restrita a membros do TCE-AM, do MPC, e demais convidados. A posse será conduzida pelo presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

“Gostaria de parabenizar o Ministério Público de Contas e em especial a procuradora Fernanda Cantanhede. Esse é mais um ciclo que se completa e consolida o MPC como uma instituição íntegra junto ao Tribunal de Contas”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Devem participar da solenidade o governador Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, além de autoridades civis, parlamentares, representantes de órgãos de controle externo e de classe, presidentes dos demais poderes e gestores públicos, além de servidores da Corte de Contas.

Nova procuradora-geral

Eleita para o biênio 2022-2024, Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça é procuradora do MPC há 23 anos, quando foi empossada em junho de 1999. Nestes anos, atuou em diferentes áreas, se destacando na coordenadoria de ‘Infraestrutura e Acessibilidade’, cargo do qual ocupava até o momento.

A nova procuradora-geral ocupa a vaga deixada pelo procurador João Barroso, que esteve à frente do MPC nos últimos quatro anos, tempo máximo permitido em lei para o cargo.

Nomeada pelo governador Wilson Lima, Fernanda Cantanhede é formada em direito e pós-graduada em Direito Civil pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Antes de chegar ao Ministério Público de Contas, também foi procuradora efetiva da Ufam.