O sal verde pode ser um aliado da saúde, além de acrescentar sabores e aromas às mais variadas receitas.

O sal é um tempero essencial na hora de preparar refeições. Às vezes ele aparece até em receitas doces, para realçar ainda mais os sabores. Mas você já ouviu falar em sal verde? A opção é uma mistura de sal grosso e ervas que confere sabor e aroma aos pratos, mas também oferece benefícios à saúde.

De acordo com a nutricionista Nathália Guimarães, da clínica Nutrindo Ideais, o sal verde é uma opção mais saudável para pessoas com pressão alta. “Ele contém quatro ervas que têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e ajudam na digestão, o que é benéfico para pessoas com hipertensão”, explica.

Com a mistura, a concentração de sódio por gramatura também diminui, mas sem perder o potencial de saborizar as receitas. Confira abaixo como fazer o sal verde:

Ingredientes

– 10g de alecrim desidratado
– 25g de manjericão desidratado
– 15g de orégano desidratado
– 10g de salsinha desidratado
– 45g de gergelim tostado
– 100g de sal grosso marinho ou sal grosso rosa ou flor de sal

Modo de preparo

Toste o gergelim em temperatura baixa por 10 a 15 minutos no forno ou forninho elétrico. Retire e deixe esfriar. Coloque o sal e o gergelim no processador e bata por apenas alguns segundos. Adicione todas as ervas e processe novamente por alguns segundos. Coloque em um pote de vidro com tampa hermética e é só usar!
Não necessita ser armazenado na geladeira. Essa mistura tem validade de 3 meses.

Fonte: Metrópoles