Aprenda a fazer a técnica de nutrição, hidratação e reconstrução nos cabelos cacheados e tenha fios maravilhosos e saudáveis.

Se você é antenada no mundo da beleza — e principalmente dos cabelos! — já ouviu falar em cronograma capilar. Essa técnica se torna mais popular a cada dia e conquista muitas adeptas, especialmente as cacheadas. Mas, afinal de contas, o que significa? “Um cronograma capilar é criado com objetivo de recuperar os fios de algum dano, reativar a saúde do cabelo, ou até mesmo fazer uma manutenção preventiva, através de três etapas: nutrição, hidratação e reconstrução”, explica a técnica de beleza Denise Pellozzi, da Widi Care.
Para que serve cada etapa?
Segundo a especialista, cada fase do cronograma capilar se compromete a devolver importantes proteínas perdidas. Entenda cada uma:

Hidratação: responsável pela parte hídricas dos fios, ou seja, da água, que compõe o nível de hidratação das madeixas. Está ligada aos tratamentos mais leves e uso diário.

Nutrição: encarregada de lubrificar o cabelo com lipídeos, portanto, é mais composta por óleos nas formulações e uma das fases mais importantes para as cacheadas.

Reconstrução: reestabelece a força dos fios através de aminoácidos, queratina, colágeno e outras proteínas essenciais.

Benefícios para os cachos

Denise salienta que cabelos cacheados são naturalmente mais secos devido ao formato, o que dificulta a manutenção hídrica completa, ou seja, os fios não recebem toda a hidratação natural que deveria. Com isso, os cachos ficam mais vulneráveis aos danos do dia a dia. “É aí que entra o cronograma capilar: reparando esse ressecamento e protegendo as madeixas cacheadas, deixando-as mais saudáveis”, acrescenta.
Além disso, essa rotina de cuidados também promete definir os cachos, uma vez que cabelos bem tratados contribuem para a precisão e definição dos fios. Já o volume — outro resultado muito buscado — dependerá mais de fatores como quantidade de fios, espessura, textura, porosidade e finalização.

Montando o cronograma capilar para cabelos cacheados
“Antes de montar o esquema de uso, vale lembrar que as cacheadas têm alta aceitação com tratamentos nutritivos, pois quanto mais fechada a curvatura do cacho, mais ressecado ele ficará, precisando de nutrição constante”, reforça a técnica de beleza, que fala também sobre o número de lavagens, visto que as etapas são feitas após a higienização do cabelo. Por isso, a frequência é bastante individual.

Confira a estrutura básica do cronograma capilar:

Dia 1: N = Nutrição

Dia 2: H = Hidratação

Dia 3: N = Nutrição

Dia 4: R = Reconstrução

Para facilitar, você pode anotar esse esquema com as iniciais das etapas e deixar no banheiro! Ah, o calendário pode ser alterado após um mês, viu? Sempre levando em consideração as necessidades dos seus cachos!

Fonte: Alto Astral