Pescadores de todo Amazonas participam hoje (21/12), em Manaus, da reunião anual de avaliação do setor pesqueiro. O evento é organizado pela Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca-AM), em parceria com a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA).

Representantes de colônias de pescadores de vários municípios já estão em Manaus para apresentar um panorama das dificuldades que o setor pesqueiro enfrentou neste ano de pandemia do coronavírus.

Entre os assuntos discutidos estão o pagamento do seguro defeso 2020/2021 e a proposta do governo Federal em acabar com o benefício (que seria incluído no programa Renda Brasil), entre outros temas relacionados à pesca.

O presidente da Fepesca-AM e da CNPA, Walzenir Falcão, disse que o encontro discutirá também a proposta do governo Federal em privatizar o Terminal Pesqueiro de Manaus, que deve acontecer ao longo de 2021.

“Será uma reunião de avaliação. Tivemos um ano difícil, com o coronavírus fazendo vítimas entre os pescadores”, lamentou Walzenir. “Também tivemos a notícia da privatização do terminal pesqueiro de Manaus e a proposta de acabar com o seguro defeso. Foi um ano duro para os trabalhadores da pesca”, acrescentou.

A assembleia geral dos pescadores acontece a partir das 8h, no clube DC Eventos, no bairro de Educandos.