Está previsto para esta terça-feira (28) o anúncio do cronograma do retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual.

 

O anúncio será feito às 9h30, pelo governador Wilson Lima, que também divulgará os protocolos de segurança para evitar a propagação do coronavírus no ambiente escolar.

A Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc) preparou o Plano de Retorno às Atividades Presenciais, que contém uma série de normas a serem seguidas por professores, estudantes, gestores e profissionais da educação como merendeiras, serventes e orientadores educacionais, entre outros.

A divulgação do cronograma é aguardada com ansiedade pelo setor educacional, que desde o mês de abril teve as aulas presenciais suspensas na rede pública.

Entre as medidas que serão anunciadas está o limite de alunos em sala de aula, a intercalação de aulas presenciais e virtuais, instalação de recipientes com álcool em gel nas dependências da escola, uso obrigatório de máscaras de proteção e abertura de portas e janelas para circulação do ar.

As recomendações fazem parte de um plano de segurança criado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que segue experiências de outros países que já retomaram as aulas em escolas públicas.