Especialista fala sobre o tempo certo da escovação e qual a forma correta de limpar os dentes.

Já é sabido que uma boa escovação é essencial para a saúde dos dentes e da boca. Mas, existe uma forma certa de higienizar os dentes? Entre as formas corretas dessa limpeza, uma das grandes dúvidas é sobre o tempo de escovação.

De acordo com a dentista Amanda Stela Lima de Paula, da Ortoestética, escovação precisar levar, no mínimo, dois minutos. “Alguns pacientes acham ‘que esse tempo demora’, mas 2 minutos de escovação passam rápido e garantem a saúde bucal”, recomenda a especialista.

A dentista ainda adverte sobre o uso de escovas com cerdas duras. “A escova deve ser, sempre, de cerdas macias para evitar atrito demasiado com as gengivas”, indica. Também é fundamental escolher um creme dental que contenha flúor.

E como fazer?

Amanda também indica o passo a passo para uma escovação correta, a qual deve ser feita após usar o fio dental.
Confira:

Comece escovando com movimentos lentos e circulares as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e depois dos inferiores;

Escove com movimentos circulares as superfícies internas dos dentes superiores e, após essa etapa, os dentes inferiores;

Em seguida, escove as superfícies de mastigação, nas quais há mais acúmulo de restos de alimentos;

Não esqueça que a língua também faz parte da escovação. A língua acumula bactérias e sua limpeza é muito importante para evitar o mau hálito.

Fonte: Metrópoles