O Portal A Repórter fez uma busca e vai tirar oito dúvidas repentinas sobre o mundo das cervejas.

Existe ocasião certa para o consumo? 

O universo cervejeiro é muito rico em aromas e sabores. Não existe a cerveja certa para cada momento, mas algumas combinações casam perfeitamente bem e potencializam a experiência conforme a situação e o paladar. Verão e piscina combinam com estilos leves e refrescantes como, por exemplo, witbier. Inverno e frio vão bem com cervejas mais densas e alcoólicas, que provocam aquecimento. 

Puro Malte é sinônimo de qualidade em uma cerveja? 

De jeito nenhum! O importante é a qualidade dos ingredientes utilizados na receita e o cuidado no processo de produção dela.

As cervejas menos alcoólicas são as mais indicadas para quem está começando?

Cada paladar é diferente, mas as cervejas mais indicadas para quem está começando a beber são estilos como pilsen, weiss, pale ale e dunkel. A escolher de um clássico Witbier por ser leve e, ao mesmo tempo, complexa nos aromas e nos sabores. A sua graduação alcoólica é baixa, a acidez é leve, além de ser refrescante, com aromas e sabores de laranja e de semente de coentro.

Existe alguma diferença entre a fermentação de Lager e Ales? 

As principais característica são relacionadas ao tipo de fermentação. As cervejas fermentadas com levedura lager são mais delicadas. As ales são mais complexas. America Pale Ale, por exemplo, tem aromas cítricos, lúpulos americanos e um leve dulçor. Combina com o outono, com hambúrgueres e com happy hour.

Chopp é muito melhor do que cerveja em garrafa?

Depende. A qualidade do chopp está intimamente ligada à limpeza da chopeira e ao tempo em que o barril está aberto. Isso influencia no frescor da bebida. Há quem diga que gosto não se discute. São dois produtos e cada um tem os seus consumidores.

Cerveja só combina com verão e calor?

Existe uma variedade de estilos de cervejas tão grande, que há opções ideais para serem consumidas no inverno. Um exemplo é a stout, que é mais encorpada e com notas torradas que lembram café e chocolate.

Todas as cervejas com lúpulo são amargas?

Tudo depende do estágio em que o lúpulo foi adicionado no processo de produção da cerveja. A session IPA, por exemplo, tem a substância no aroma, mas é bem refrescante e tem pouco amargor.

Cervejas Ales são sempre escuras e Lagers são sempre claras?

As cervejas ale fermentam em temperaturas mais altas, têm aromas e sabores complexos, como, por exemplo, a IPA, a weiss, a stout e a ambar ale. As lagers são fermentadas em temperaturas mais baixas, originando bebidas mais leves, como a pilsen, o estilo mais conhecido do tipo. A coloração não tem nada a ver com a levedura utilizada. Você encontra lagers escuras, como a bock, assim como é possível achar ales claras, como a witbier. Por falar em cores, muita gente também acha que as bebidas escuras são mais fortes e mais alcoólicas do que as claras. Isso é mito!

Fonte: GauchaZH