O projeto visa trazer idosos com mais de 60 anos de volta às atividades laborais.

projeto visa trazer idosos com mais de 60 anos de volta às atividades laborais

Dados do Ministério da Saúde revelam que 29,3 milhões de brasileiros são idosos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018 apontou que pessoas com 65 anos já representam mais de 10% da população brasileira e, até 2060, os idosos devem ser 25,5% do total. Esse contexto reforça a necessidade de ações destinadas a esse público.

Pensando em garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos do Amazonas, começou a tramitar na Assembleia Legislativa um projeto de lei que facilita a recolocação de pessoas com mais de 60 anos no mercado de trabalho.

Entre as ações definidas no projeto estão a capacitação, reciclagem, requalificação profissional e a oferta de alternativas ocupacionais que permita ao idoso continuar sendo parte da estrutura social e participando efetivamente dela.

“Com o aumento da longevidade, as pessoas querem continuar ativas, fazendo parte do processo produtivo, colaborando de alguma forma”, explicou o autor do projeto, deputado Felipe Souza.

A medida busca também garantir renda extra aos idosos que sentem-se em condições de trabalhar e contribuir com a renda familiar. “Nada mais humano que trazer de volta esses idosos, que podem contribuir muito com a formação dos novos profissionais que estão entrando no mercado”, defende o deputado.

O projeto de lei começou a tramitar nesta semana no Legislativo Estadual e em breve estará pronto para análise dos deputados no plenário.

“É importante compreender, o envelhecimento não significa improdutividade e dependência”, defende o deputado.