Uma professora de Ponta Grossa (PR) foi gravada por alunos fazendo um gesto nazista durante aula a uma turma do 3º ano do ensino médio do Colégio Sagrada Família, no último sábado. Nas imagens, divulgadas pela Revista Fórum, é possível observar que a docente está vestida com roupas pretas, adereços verde-amarelos e um tecido estampado com a bandeira do Brasil e, durante a execução de uma música, faz continência e ergue as mãos à frente do rosto, em referência a um gesto adotado pelos nazistas para saudar o ditador Adolf Hitler.
Veja:
A diretora da instituição, Irmã Edites Bet, afirmou, em nota, que a atitude da professora não condiz com a orientação da escola. “Não compactuamos e não concordamos com a postura da professora e também repudiamos qualquer manifestação alusiva ao teor do vídeo”, afirmou, acrescentando que a “instituição repudia ações que venham a ferir os valores da vida, da moral e da ética”.
Apesar da manifestação, a unidade de ensino informou apenas que “medidas cabíveis” foram tomadas em relação ao episódio, tratado como uma questão interna. Não foi informado se a educadora continua no quadro docente do colégio.
A Conib (Confederação Israelita do Brasil) publicou uma nota de repúdio após a repercussão das imagens. “Espera-se uma rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar à referida profissional. O nazismo é um movimento que promove o ódio e a morte e executou o extermínio de 6 milhões de judeus e outras minorias, como ciganos e LGBTQIAP+, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele deve ser combatido de forma efetiva, conforme a legislação vigente”, diz comunicado.
Crime
No Brasil, é considerado crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas e objetos de divulgação do nazismo, conforme o artigo 1º da Lei 7.716/89. Caso seja caracterizado o ato de divulgar ou comercializar materiais com ideologia nazista, a pena pode variar entre um a três anos de prisão e multa.
Fonte: Revista Fórum






