A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica, nesta sexta-feira, 13/8, os trabalhos de recuperação asfáltica e drenagem profunda em bairros das zonas Centro-Sul e Sul da capital amazonense.

Na rua Rio Madeira, da comunidade São Sebastião, bairro Petrópolis, zona Centro-Sul, vão ser aplicadas 10 toneladas de massa asfáltica em 800 metros de extensão, outras 10 toneladas serão aplicadas na rua Rio Niterói, também na mesma comunidade. As duas vias ficaram tomadas por buracos que, com as chuvas, se transformaram em crateras, impedindo, principalmente, a passagem de ônibus que fazem rota pelo local.

No total, dez homens atuam nos serviços de recuperação asfáltica das vias. Na preparação de base, foram utilizadas retroescavadeiras, em seguida as caçambas fizeram toda a remoção do material e a área foi preparada para a imprimação e aplicação do asfalto.

De acordo com o engenheiro Hudson Smith, responsável pela obra, as ruas serão entregues ainda nesta sexta-feira aos moradores do Petrópolis. “Seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, de atender toda a cidade de Manaus. Onde há vias danificadas, tubulações quebradas ou qualquer problema de infraestrutura, estamos presentes para levar obras de qualidade à população. Hoje mesmo, os moradores da comunidade São Sebastião, no bairro Petrópolis, poderão voltar a ver as suas ruas sem nenhum buraco”, afirmou Smith.

No Japiim 2, zona Sul, a rua C-9 recebe serviços de recuperação de drenagem profunda. No local, foram trocados, nesta sexta-feira, seis tubos de 70 centímetros cada, em uma rede de drenagem com 12 metros de comprimento, que estava completamente danificada, comprometendo uma residência no local. A quebra da tubulação fez com que as águas pluviais invadissem a via, causando erosão. O muro da residência estava prestes a desabar e a prefeitura já evitou o problema com a obra que será entregue ainda hoje.

A Seminf trabalha com seis servidores na rua C-9, onde além da troca da tubulação, é feito o assentamento de meio-fio, calçada e sarjeta, garantindo segurança aos moradores.

Texto – Mariana Rocha/Seminf
Fotos – Márcio Melo/Seminf