No Dia do Idoso, comemorado nesta sexta-feira, 1º/10, a Prefeitura de Manaus celebra o retorno gradual das atividades e programas desenvolvidos nos espaços municipais voltados ao público da terceira idade. A programação tem o objetivo de fortalecer a execução da Política Municipal do Idoso, mediante ações estratégicas que asseguram os direitos sociais e garantem a promoção da autonomia, integração e participação efetiva do idoso na sociedade.

“É um mês de celebração sobre a importância do papel do idoso na nossa cidade e de reflexão e sensibilização da população aos cuidados e proteção proporcionados a esse público. Para marcar este momento, estamos fazendo o resgate das atividades do Parque Municipal do Idoso (PMI), que estão sendo retomadas graças ao avançar da vacinação conduzida com muita responsabilidade pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)”, destacou a diretora-presidente da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho.

Na terça-feira, 28/9, a prefeitura realizou a abertura da ‘Semana do Idoso’ com a celebração de uma missa, na capela da fundação, em homenagem às pessoas que vieram a óbito neste período de pandemia da Covid-19. Já na quarta-feira, 29, os idosos tiveram a oportunidade de fazer um passeio nos principais pontos turísticos da cidade.

Para encerrar a programação em alusão ao Dia do Idoso, a FDT, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), promove neste domingo, 3, a live “Ao Idoso com Carinho”, com a apresentação de seis atrações locais e uma atração nacional, com o show especial do cantor Altemar Dutra Júnior.

“Eu quero convidar a população de Manaus a assistir a esta live que será transmitida a partir das 15h, por meio do facebook da prefeitura, diretamente da FDT, e que está sendo preparada para presentear a terceira idade com muito amor”, ressaltou a diretora-presidente.

Ao todo, 200 idosos usuários do parque irão participar, de forma presencial, do evento. Por exigência da FDT, com intuito de possibilitar um momento seguro de diversão aos idosos, todos os participantes completaram o ciclo vacinal com as duas doses do imunizante contra Covid-19. A programação irá acontecer respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

FDT

Única instituição de longa permanência para idosos da região Norte, a Fundação Doutor Thomas desenvolve um trabalho social, atendendo aproximadamente 122 idosos, independentes e de média e alta dependência.

“A FDT é gestora da Política Municipal do Idoso, com a missão de coordenar, avaliar e garantir a execução dos nossos programas. Aqui, nos dedicamos inteiramente aos idosos com perfil do institucionalizado, que é aquele idoso que se encontra em vulnerabilidade social ou com a ausência de apoio familiar. O que preconiza o Estatuto do Idoso é que a responsabilidade inicial desse cuidado é da família. Então, a Prefeitura de Manaus cumpre o papel, após a falta dessa base familiar”, enfatizou Martha Moutinho.

No local, são desenvolvidos três programas permanentes: de Longa Permanência (ILPI), que presta assistência em caráter asilar à pessoa idosa em risco social, sem vínculo familiar ou cuja família seja carente de recursos financeiros; de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI), com o objetivo de fazer visitas domiciliares com uma equipe multiprofissional, disponibilizando acesso aos direitos básicos do cidadão; e o Parque Municipal do Idoso (PMI), que disponibiliza atividades de esporte e lazer.

Os idosos residentes na fundação chegam por meio de denúncias registradas no Disque Idoso 165, por demanda espontânea ou, ainda, através da Rede de Proteção à Pessoa Idoso. O acolhimento é feito por uma equipe de atendimento domiciliar, com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), responsável pela triagem do perfil deste idoso.
Residente há sete anos na FDT, a aposentada Maria do Carmo Nery Saldanha, de 91 anos, conta que procurou o espaço após falecimento de sua irmã, que era quem a auxiliava em todas as suas necessidades.

“Depois que minha irmã morreu, não tive mais com quem contar. Então, vim em busca desse convívio social e desse atendimento que só a fundação oferece aos idosos. A equipe da prefeitura é uma maravilha. Aqui é uma casa de repouso, onde somos bem tratados. Temos, ainda, o apoio de cuidadores de idosos, médicos, assistentes sociais, entre outros profissionais, que olham de maneira muito especial para todos nós. E com a chegada do prefeito David Almeida melhorou 100%”, declarou dona Maria do Carmo.

Parque do Idoso

Com o intuito de oferecer qualidade de vida ao público da terceira idade, o Parque Municipal do Idoso (PMI) realiza aulas de hidroginástica, alongamento, ginástica, ginástica elaborada e terapêutica, pilates, canto, violão e oficinas da memória, de artesanato e de Direito e Cidadania voltadas à faixa etária acima de 60 anos, na sua maioria aposentados.

“Esse momento é de extrema importância para os idosos. As atividades e as aulas estimulam a socialização e autoestima, fortalece os movimentos corporais, além de aumentar a capacidade cognitiva desse público. Durante a prática desses exercícios, nós, professores, voltamos toda nossa atenção para cada idoso de forma individual, porque cada um deles têm suas particularidades”, explicou a professora de ginástica elaborada, Almerinda Alves.

Antes da pandemia, o PMI contava com a participação de cerca de 2,4 mil idosos durante suas atividades. Atualmente, devido ao período de pandemia, 479 idosos retomaram as aulas. Em busca de qualidade de vida e da prática de exercícios físicos, a aposentada Hiléia Moraes, 62, é uma das alunas beneficiadas com o retorno desse atendimento.

“Este período de pandemia foi muito difícil ficar em casa sem fazer nada. Quando me ligaram informando sobre retorno das atividades no parque, pulei de alegria e imediatamente fiz o meu agendamento. Esse espaço faz toda a diferença na minha vida, aqui além de intensificar os cuidados com a minha saúde, tenho muitos amigos”, comentou a idosa.

Devido à pandemia, as matrículas estão suspensas, apenas os usuários que já faziam parte do parque estão sendo convocados para participar das atividades, por conta dos protocolos de vacinação. Novas turmas serão abertas no próximo ano para novos alunos.

Vacinação

Os idosos residentes da Fundação Doutor Thomas foram os primeiros idosos vacinados com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus. A vacinação aconteceu no último dia 15/9, e abriu oficialmente a nova etapa da campanha realizada pela Semsa na capital.

Conforme os dados do site Vacinômetro Manaus, no endereço https://vacinometro.manaus.am.gov.br/view/, até o dia 28/9, aproxidamente 50 mil idosos, com faixa etária a partir de 60 anos completaram o ciclo vacinal. Já a terceira dose totaliza mais de 650 doses aplicadas até o dia 30.

Fotos – Marinho Ramos / Semcom