Para conter uma erosão de aproximadamente 50 metros na rua São Benedito, bairro Novo Israel, na zona Norte da cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), finalizou, nesta quarta-feira, 28/7, os serviços de implantação de um rip-rap que irá solucionar o problema na área.

Aproximadamente dez servidores da Seminf executaram o trabalho de contenção do muro de arrimo com  sacas contendo cimento e areia que, depois de molhadas, formam um paredão em concreto que evitará as erosões, principalmente no período chuvoso. A técnica aplicada pelas equipes de obras  é uma alternativa para a estabilização de taludes e a contenção erosiva em áreas alagadiças, equilibrando o solo.

No local, três casas estavam em risco de desabamento e os moradores sem acesso às ruas principais do bairro. Em dias de chuva, o igarapé transbordava e a água contaminada invadia as casas, problema que já se estendia por mais de dez anos.

Acessibilidade

Ainda na zona Norte, na rua 31 de março, bairro Colônia Terra Nova, a equipe de obras  trabalha na reconstrução de uma escada de 25 metros de comprimento por 4 metros de largura, que estava completamente danificada, com todos os degraus quebrados e tomada pelo mato.

O serviço atende a um apelo da comunidade, que há mais de dez anos se utiliza da área de forma improvisada. Com a obra, a escada irá dar melhor acesso à via principal do bairro, facilitando a circulação dos moradores à área de transporte coletivo, escolas e unidades de saúde. De acordo com o engenheiro Levy Nogueira, fiscal da obra, os trabalhos são feitos de forma célere, para atender a comunidade de maneira emergencial, e será entregue em até dez dias.

“É determinação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, que possamos entregar essa escada o mais rápido possível, garantindo segurança no acesso dos moradores que precisam utilizar essa estrutura para levar as crianças à escola, chegar à unidade de saúde e aos pontos de ônibus do bairro. Fizemos toda a escadaria em alvenaria, e, agora, os moradores terão uma locomoção de qualidade”, destacou Nogueira.

Helena Antunes da Silva, moradora da área, está muito satisfeita com o serviço de melhoria da escada, pois agora todos têm um acesso seguro e de qualidade .

“Que felicidade ter essa escada toda reformada, nosso acesso agora está seguro, sofríamos demais, pois os degraus nem existiam. Era uma subida perigosa, grata demais pelos serviços prestados à nossa comunidade”, concluiu Helena.

Texto – Mariana Rocha/Seminf
Fotos – Márcio Melo/Seminf