A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou nesta quarta-feira, 12/5, uma série de testes de acessibilidade no Terminal de Integração 1 (T1), na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, com objetivo de verificar a funcionalidade do local, para atender as pessoas que usam cadeira de rodas. A ação fez parte das inspeções que a administração municipal realizou, tendo em vista a previsão de reinauguração do terminal na próxima semana.

A inspeção contou com a presença do prefeito David Almeida que determinou se prezar pela funcionalidade adequada e segura no complexo. Uma equipe técnica do IMMU acompanhou a usuária de cadeira de rodas Gerlane Mendes Ribeiro, 28 anos, que chegou ao terminal em um ônibus adaptado e testou as rampas nos corredores, assim como as plataformas elevadas de acesso aos coletivos. Gerlane ainda avaliou a funcionalidade das catracas de acesso ao T1. Ao final dos testes, a usuária elogiou a estrutura e a acessibilidade aos serviços.

“As rampas estão bem acessíveis e está tudo certo para atender as necessidades dos cadeirantes. Quando eu precisar, com certeza, usarei o Terminal 1 para deslocamento”, disse Gerlane.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, frisou que os testes de acessibilidade foram importantes, para verificar a operacionalidade do terminal e também a segurança.

“Foram verificados os acessos às rampas, abertura das portas, assim como os testes operacionais dentro do T1, em que a nossa equipe de engenharia acompanhou as sinalizações feitas. Tudo foi verificado também para que o fluxo fique adequado dentro do terminal e no trânsito em volta da estrutura”, afirmou.

Texto – Álisson Castro / IMMU
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom