A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou a biblioteca virtual “Adailton José Carvalho da Silva” e repositório de teses e dissertações de mestrado e doutorado da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). O evento foi realizado nesta quinta-feira, 6/5, de forma virtual pelo YouTube (https://bit.ly/3trQPu9).

Participaram da cerimônia o secretário municipal de educação, Pauderney Avelino; o subsecretário de Gestão Educacional (SSGE) da Semed, Carlos Guedelha; a chefe da DDPM, Maria de Alcântara; além de educadores convidados da rede. A filha do homenageado com nome da biblioteca virtual, Adele Carvalho, também esteve presente.

Na oportunidade, o secretário Pauderney ressaltou que a ideia principal da ferramenta virtual é ampliar as possiblidades de pesquisa no campo da formação dos educadores da Semed.

“A obra que estamos inaugurando hoje não é uma obra de concreto ou de alvenaria, mas sim uma que inspira a pesquisa, o aprendizado e a cultura. Fico feliz em poder disponibilizar na Semed mais um local onde professores, alunos e a sociedade poderão procurar a cultura e o conhecimento. Esperamos com essa ação colaborar com a pesquisa no campo da formação e contribuir para construção de excelência na educação em prol de uma cidade melhor para se viver, como é lema do prefeito David Almeida”, ressaltou.

A chefe da DDPM, Maria de Alcântara, ressaltou que a ferramenta digital representa um marco histórico e um legado da gestão do prefeito David Almeida. “A biblioteca vai trazer aos professores que desenvolvem pesquisas um leque muito grande de estudos voltados para área da educação. O diferencial desta biblioteca é exatamente o acervo voltado para formação do professor. E ela (biblioteca)  é uma contribuição histórica e inédita para Manaus e com certeza vai dar um ‘up’ para aqueles profissionais que buscam a pesquisa como ponto de ancoragem para seu crescimento  profissional”, explicou.

Biblioteca

No espaço remoto, há quase 70 dissertações e nove teses de profissionais que participaram do programa Qualifica, os trabalhos visam estimular a pesquisa entre docentes; além disso, o meio remoto contém artigos e e-books. A ferramenta já existia, mas estava desativada desde 2012, é uma extensão da biblioteca física instalada e gerenciada pela DDPM, que tem o mesmo patrono da virtual. Para acessar, basta acessar o link https://ddpm.manaus.am.gov.br/ e entrar na aba “biblioteca”.

A biblioteca virtual está em fase de construção, pois os conteúdos estão sendo inseridos gradativamente.

Texto – Emerson Santos/Semed
Fotos – Alex Pazuello/Semed