A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) ganhou destaque no balanço dos 100 primeiros dias da gestão do prefeito David Almeida, divulgado nesta segunda-feira, 12/4, em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de Manaus, na Compensa, zona Oeste da cidade. Foram apresentadas as principais ações executadas neste período, como o lançamento do Edital Concurso Prêmio de Manaus Zezinho Corrêa 2021, além dos trabalhos planejados, que visam o aprimoramento dos procedimentos e a construção de políticas públicas efetivas para a cultura, turismo e eventos em Manaus.

Entre as ações destacadas pelo diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, ganharam destaque, também, o apoio no planejamento e na logística da vacinação contra a Covid-19; a assistência emergencial aos músicos durante a pandemia; finalização de pagamentos de editais referentes à Lei Aldir Blanc; estudos técnicos para a implantação do projeto multicultural “Farol do Conhecimento”; monitoramento do patrimônio histórico; início ao processo de estruturação do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM); fundação do Memorial Necrópole de Manaus; parceria sociocultural entre Manaus e El Salvador; exposição virtual em comemoração aos 95 anos do poeta Thiago de Mello; início da revitalização da praça do Dom Pedro; espetáculos teatrais on-line e ações de difusão e fomento cultural.

Alonso Oliveira explicou que o ponto de partida da sua gestão foi a definição dos pilares de atuação: monitoramento do patrimônio, difusão cultural, fortalecimento do turismo local e economia criativa. Com isso, cada área apresentou um planejamento que contempla entregas de curto, médio e longo prazo. “A orientação do prefeito David Almeida é promover ações em toda a cidade, valorizando as mais diversas expressões da cultura e, principalmente, enaltecendo nossa história, pontos turísticos e cadeia produtiva, responsáveis pela geração de emprego e renda”, disse.

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult
Fotos – Oliveira Júnior / Manauscult