A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) inicia nesta quinta-feira (25/03) a programação da “Semana da Mulher”, com ênfase na campanha “Março Lilás”. A iniciativa tem o objetivo de informar, conscientizar e incentivar as policiais femininas sobre a importância da realização dos exames periódicos para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo uterino.

A campanha se estenderá até o dia 31 de março, na Policlínica da Polícia Militar, localizada no prédio anexo ao Comando Geral, no bairro Petrópolis. Durante a iniciativa, serão intensificadas consultas médicas especializadas, coleta de exames preventivos (Papanicolau) e exames de imagens (ultrassonografias). Os agendamentos já podem ser realizados pelo WhatsApp (92) 98842-2604 por meio do sistema SISREG/HPM.

A coordenadora do projeto, capitã PM e enfermeira Dayana Abreu, explicou que a decisão de aderir à campanha foi do comandante-geral da PMAM, coronel PM Ayrton Norte, e da Diretoria de Saúde da corporação, em preocupação com a qualidade de vida dessas policiais. Para simplificar a realização dos testes clínicos, o comando também concederá um dia de dispensa para que as policiais femininas e funcionárias civis possam realizar seus exames sem prejuízo de suas atividades.

“Em todos esses dias teremos uma programação especial de atendimento a essas mulheres de jornada dupla, que têm a missão de servir e proteger a sociedade e ainda precisam cuidar da família e dos filhos”, salientou a capitã Dayana.

Na última sexta-feira (19/03), o coronel Ayrton Norte determinou a publicação de uma portaria autorizando, para todas as mulheres das unidades operacionais e administrativas, a liberação de um dia de serviço para cuidar da saúde. A ação do comando faz parte da política de valorização do servidor adotada pelo Governo do Amazonas.

Em sua rotina ambulatorial, a Diretoria de Saúde (DS) já disponibiliza na Policlínica esses exames por meio do “Programa Saúde da Mulher”. Nesta campanha, a ideia é solidificar a importância da manutenção desses exames.

“Prevenir significa reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer. Assim, esta campanha visa conscientizar nossas policiais sobre a importância do diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento e busca chamar atenção para uma visão integral sobre a saúde da mulher, estimulando o autocuidado e recomendando a mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável”, ressaltou Dayana Abreu.

FOTO: Divulgação/PMAM