Arepórter

Pizzaiolo brasileiro faz sucesso atendendo famosos em Hollywood

Marcus Roberto, que já fez pizzas no aniversário de Sandra Bullock em Los Angeles, conta sua trajetória como personal pizza chef

O chef pizzaiolo Marcus Roberto faz sucesso em Los Angeles atendendo famosos em casa. Mas sua história não é mais uma de um brasileiro em busca do sonho americano. Sua história é de um apaixonado por pizzas. “A pizza brasileira é a melhor do mundo. Meu vício, minha paixão.

Quando eu mudei para os Estados Unidos, eu adorei o país, vi que aqui tudo funcionava, mas uma coisa que não dava certo pra mim era pizza. A pizza americana deixa muito a desejar, tanto na combinação dos sabores, quanto na qualidade do produto”, diz ele, que se mudou para Los Angeles, na Califórnia, aos 28 anos, 15 anos atrás, quando o desemprego bateu na porta.

“Eu nasci e cresci na cidade de São Paulo. Fui vendedor de loja em shopping, vendi curso de inglês, depois me mudei para Recife e fui operador de telemarketing até virar supervisor comercial. Aos 28 anos, perdi o emprego e não sabia o que fazer. Um amigo me chamou para morar em Los Angeles.

Eu não falava inglês, não conhecia nada e fui ser manobrista em um restaurante bem famoso de Beverly Hills. Nesse local iam celebridades como Paris Hilton e Clint Eastwood. Então, eu dirigia o carro de vários famosos”, conta Marcus sobre seu primeiro contato com estrelas de Hollywood.

Enquanto isso, a saudade da pizza paulistana seguia firme e forte. Na primeira viagem de volta ao Brasil para visitar a mãe, Marcus fez um curso de pizzaiolo de cinco dias na Escola de Hotelaria de São Paulo e passou a fazer pizzas para seus amigos na Califórnia. “Começou numa brincadeira.

Fiquei quase dois anos só fazendo pizza, chamando amigos. Fazia festa para 5, 10 pessoas e depois estava fazendo festa para 30, 40 pessoas. Comecei a ver uma oportunidade de negócio, pelo menos para a comunidade brasileira”, explica ele, que depois foi convidado para fazer pizzas no aniversário de uma conhecida peruana, algo que mudou sua vida. “Foi quando a ficha caiu. Eu não precisaria ter uma pizzaria. Vi que podia fazer pizza no forno da casa das pessoas”.

Trabalhando como entregador de comida, após a experiência como manobrista, Marcus teve a ideia de fazer um flyer de seu serviço de personal pizza chef. “Entregava para o Stallone, para muita gente famosa. Então, deixava meu flyer na caixa do correio dessas pessoas. Foi quando o Victor Vanacore (compositor vencedor de um Grammy) viu meu folheto. Ele é italiano e tem um forno a lenha na casa dele. Foi assim que consegui meu primeiro trabalho em Hollywood”.

Há cinco anos Marcus atende celebridades de Hollywood. Segundo ele, um atendimento atencioso o fez ser indicado no meio. “Já trabalhei para muitos diretores de Hollywood. Já fiz pizza algumas vezes para o (ator) David Boreanaz (das séries Buffy e Bones), para Héctor Jiménez (de Nacho Libre), Paul Pogba, jogador da seleção francesa, Serge Ibaka, jogador da NBA, e para o DJ Bob Sinclar. Atendo também os lutadores Anderson Silva, Fabrício Werdum e a família Gracie”, conta ele, que teve uma experiência marcante fazendo pizzas na casa de Sandra Bullock “ Era para fazer uma festa surpresa e eu não sabia de quem era. Eu lembro dela entrando na cozinha, olhou nos meus olhos, desejei parabéns a ela.” Realmente deu uma mexida, pensei: ‘caramba, olha onde a gente está hoje’. Então foi bem emocionante”.

Marcus seguiu seus estudos em pizza, pois encontrou certa relutância nos americanos com os sabores de pizzas brasileiras. “No começo eu estava muito cego com essa coisa de servir pizza brasileira porque é a melhor pizza do mundo. Só que para a cultura daqui, a nossa pizza pode ser muito pesada. Como a portuguesa, que vai queijo, presunto, ovo. Quando vi que não estava dando muito certo, mudei a estratégia. Eu fui para a Itália estudar pizza italiana. E comecei a me vender como chef que fez um curso brasileiro, mas graduado na Itália”, conta ele, que em 2017 ganhou o Campeonato Mundial de Pizza, em Parma, como o melhor brasileiro.

O campeonato reúne 800 chefs de 42 nacionalidades diferentes. Fui o melhor brasileiro e o quinto lugar geral, entre os 800. Foi o que deu visibilidade e me abriu muitas portas. Aqui nos Estados Unidos começaram a me respeitar mais”, diz. Marcus vai competir novamente em 2021 e pretende levar o prêmio máximo. “A minha missão é colocar o Brasil como a melhor pizza do mundo. A gente vai ganhar 2021, já estou com a bandeira pronta para a gente levantar esse caneco!”, vibra.

Hoje, Marcus vive uma vida bem estável em Los Angeles. “Todo dinheiro que eu faço, volta para o meu negócio. Eu viajo bastante, vou todo ano para a Itália estudar, vou em todos os campeonatos de pizza que tem no mundo. (Foi com a pizza) esse lifestyle que conquistei, de ter o carro que sonhei, morar com a minha noiva, meu filho de 12 anos estuda em um colégio muito bom. De onde eu vim para onde estou hoje, sou muito abençoado. Sou chef executivo de duas pizzarias aqui, Sampa’s Gourmet Pizza, e agora estou abrindo a Di Prima Pizza Speciale, outro conceito de pizza pré-assada, devido à Covid.

Estou vivendo meu sonho, investindo em tudo que eu quero. Essa é a maior felicidade que tenho”, afirma ele, que ainda tem nos planos um curso de pizza on-line, tanto para profissionais quanto para amadores.

Fonte : Revista Quem. globo.com

Relacionados

Últimas postagens

-publicidade-