Arepórter
Search
Close this search box.

Pessoas vacinadas que pegam Covid adquirem superimunidade, diz estudo

Pesquisa feita no EUA afirma que os níveis de anticorpos de pessoas que passaram por esse tipo de situação podem subir até 2.000%.

Um pesquisador da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon (OHSU, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, afirmou, nesta segunda-feira (20/12), que pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19 que, em seguida, são infectadas pelo novo coronavírus acabam desenvolvendo uma espécie de superimunidade contra a doença.

De acordo com o professor de microbiologia molecular e imunologia da OHSU, Fikadu Tafesse, os níveis de anticorpos destes pacientes podem aumentar até 2.000% em comparação aos que nunca entraram em contato com o vírus.

“Os aumentos foram substanciais, de até 1.000% e, às vezes, de até 2.000%, então é uma imunidade realmente alta. É quase uma ‘superimunidade’”, afirmou o cientista em entrevista ao jornal USA Today.

Estudos anteriores já mostraram evidências de que as pessoas que se recuperam da Covid-19 e recebem, em seguida, uma dose da vacina, desenvolvem uma resposta melhor às futuras infecções.

O estudo de Tafesse, no entanto, percorreu o caminho inverso, analisando os níveis de anticorpos presentes no organismo de pessoas que foram infectadas após completar o esquema de vacinação.

Os cientistas da OHSU compararam amostras de sangue de 26 funcionários da instituição vacinados e que tiveram infecções graves com as de pessoas que foram vacinadas, mas nunca foram infectadas pelo coronavírus. O professor alertou que a conclusão não deve ser usada para que as pessoas tentem se infectar propositalmente com o objetivo de aumentar a imunidade contra o coronavírus.

Fonte: Metrópoles

Relacionados

Últimas postagens

-publicidade-