Assim como a face, a região e o colo também sofrem com o processo de envelhecimento. Confira produtos específicos.

As temperaturas caíram e só se fala em intensificar o skincare. Contudo, nem só do rosto vive a rotina de hidratação e cuidados com a pele. As regiões do pescoço e do colo muitas vezes não recebem a atenção necessária, mas têm um papel crucial na hora de conferir um aspecto jovial e vistoso à cútis.

Por conta da maleabilidade exigida para garantir os movimentos, a pele do pescoço é ainda mais fina e elástica que a do rosto. O colo, por sua vez, também fica bastante exposto, e as duas áreas são muito suscetíveis aos danos que o tempo e fatores externos — como sol, queda na umidade e poluição — podem causar.

A falta de proteção e hidratação resulta na perda de colágeno e fibras elásticas, que se reflete no surgimento de rugas, linhas de expressão e da temida “papada”, como explica a médica pós-graduada em dermatologia Cláudia Merlo.

“Apesar de vermos a pele como um todo, diversas regiões do corpo apresentam uma epiderme ‘diferente’, com características próprias e adequadas para as funções que essas áreas desempenham. No caso do pescoço e colo, a cútis é mais fina, justamente para permitir uma maior mobilidade, por isso essa parte do corpo costuma ter mais flacidez”, esclarece.

Cuidados específicos

Por conta dessas particularidades, não basta aproveitar os mesmos itens usados na face. Na hora de montar a rotina de beleza apropriada, cuidar da sustentação com produtos específicos é um aspecto primordial.

Também é necessário atentar-se à aplicação: aposte em massagear a área. “Sempre com movimentos ascendentes, já que o próprio envelhecimento estimula a queda”, ensina a médica.

Ainda se tratando de skincare, antes de aplicar produtos na região, essas regiões devem passar por um processo de higienização, para evitar problemas causados pelos fatores externos. “Aplicar água micelar para retirar os cosméticos e o usar filtro solar é fundamental”, completa.

Com as orientações da profissional, o Metrópoles partiu em busca de produtos específicos para dar um “up” na sua rotina de cuidados, especialmente na época mais seca do ano. Confira produtos:

Loção hidratante, da Vichy

Collagen Pescoço e Colo, da Adcos

Creme para pescoço, colo e braços, da O Boticário

Creme para área do pescoço, da Shiseido

Revitalizante Ice Rose, da Ruby Rose

Creme antissinais para pescoço e colo, da Neostrata

Revitalift hidratante anti-rugas e refirmante para rosto e pescoço, da L’Oreal Paris

Fonte: Metrópoles