O Governo do Amazonas concluiu, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), as obras de adequação e ampliação das duas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) da Maternidade Balbina Mestrinho. O investimento é de R$ 1.615.868,73, tendo sido disponibilizado pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Com a reforma, a maternidade passou a oferecer mais 19 leitos para o atendimento dos recém-nascidos, quatro dos quais estão na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (Ucinco) e 15 na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIn).

A Ucinco teve sua capacidade de atendimento ampliada de 20 para 24 leitos (incubadoras). Os serviços pediátricos e de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) foram realocados para essa unidade.

Outros serviços – O projeto contempla ainda a reforma e adequação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (Ucinca) e da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn).

A Ucinca terá na estrutura um posto de enfermagem, recepção e espera, sala de utilidades, sala de higienização e preparo de materiais, reanimação de recém-nascidos, sala de atividades, banheiro para mães e salão com dez leitos. Também haverá ampliação de 10 para 25 leitos da área de leitos da terapia intensiva e reformulação da área de apoio direto.

FOTOS: Divulgação/Seinfra