Prazo para inscrições será de dois dias, a partir de segunda-feira (25).

O Ministério da Saúde (MS) deve abrir, na segunda-feira (25), edital do programa “Mais Médicos para o Brasil”, para suprir a demanda de profissionais da saúde nos municípios do interior do Amazonas, com prazo de inscrição de dois dias.

O Amazonas passou a transferir doentes para outras cidades por conta da falta de oxigênio em unidades do estado. O colapso aconteceu após recorde de novas internações por Covid-19.

A vacinação contra Covid foi suspensa na quinta-feira (21), em Manaus, para reformulação dos procedimentos, depois de denúncias de “fura-fila” na prioridade das doses. Até esta quinta, mais de 6,8 mil pessoas morreram com a doença.

O anúncio foi feito pelo secretário de Atenção Primária do MS, Raphael Parente, nesta sexta-feira (22), durante reunião com prefeitos, representantes de prefeituras do interior, além do secretário executivo adjunto de Atenção ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Cássio Espírito Santo.

Segundo o governo, as equipes do Ministério da Saúde estão no Amazonas há 20 dias, no enfrentamento da pandemia. “Nós detectamos que a principal deficiência, principalmente neste momento de pandemia que está vindo de forma mais acelerada, é a falta de médicos”, disse Raphael Parente, secretário de Atenção Primária do MS, por meio de assessoria.

Fonte: G 1 Am