O concurso vai premiar as melhores vilas rurais turísticas em todo o globo, e é uma iniciativa da Organização Mundial de Turismo.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) está promovendo um concurso para eleger as Melhores Vilas Rurais Turísticas do mundo. A ideia por trás da iniciativa é incentivar e dar luz às boas práticas e fazer com que estes locais recebam melhorias. Cada país-membro da OMT pôde indicar três destinos, e o Brasil já tem seus candidatos.

Melhores Vilas Rurais Turísticas do Mundo

Após seleção interna que avaliou as candidatas, o Ministério do Turismo escolheu como representantes do Brasil o distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG); de Alberto Moreira, em Barretos (SP) e; a Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC).

Distrito São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG)

O distrito é conhecido como terra dos doces artesanais, que podem ser encontrados no comércio local, em eventos e nas casas dos moradores. Inclusive, a tradição dos doces de frutas possui registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto desde 2008. Localizada a cerca de 18 km de Ouro Preto, a vila foi fundada no século XVII por bandeirantes em busca de ouro e é uma das mais antigas do estado de Minas Gerais.

Distrito Alberto Moreira, em Barretos (SP)

Com características de uma cidade de interior, o distrito, que fica a 15 minutos de Barretos, tem no turismo um pilar fundamental de sua economia. Em sua culinária típica estão, por exemplo, a queima do alho, carne de porco em lata, costela assada e o boi no rolete. Outro ponto forte do distrito é o artesanato, incluindo doces artesanais. O distrito também alia o turismo religioso e o cicloturismo, por meio da Rota das Capelas. E, ainda, conta com festas populares religiosas, realizadas anualmente entre os meses de maio e setembro.

Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC)

Localizado em Pomerode, no Vale do Itajaí, a Rota do Enxaimel é considerada uma das principais regiões para a preservação da cultura e tradições germânicas no país. Enxaimel é uma antiga técnica construtiva caracterizada por tijolos e vigas aparentes de madeira. Oferece experiências relacionadas ao patrimônio imigratório, produtos agrícolas e coloniais, artesanato, trilhas ecológicas e atividades esportivas. Entre os atrativos de destaque estão, por exemplo, parques, museus e cervejarias.

Fonte: Melhores Destinos