Estima-se que o chá verde seja usado há mais de 5 mil anos e seu uso começou com os chineses. A população daquela época percebeu os benefícios e o poder medicinal do chá verde e logo a bebida se polarizou, não somente entre a população comum, mas também com os monges e os mais ricos do país. Atualmente, já se conhece as propriedades do chá verde e ele é utilizado também na indústria farmacêutica, como produto de skincare e como máscara facial.

Além do uso da indústria com o chá verde na composição dos produtos de pele, em busca de produtos naturais e com menos química, começou a se popularizar receitas desse chá para ser usado como máscara facial caseira, para obter benefícios para a pele do rosto. Conheça mais sobre o uso e saiba como aproveitar os benefícios em casa.

Para que serve o chá verde na pele?

Se você está em dúvida se deve colocar o chá verde na sua rotina da beleza, veja agora os benefícios do uso na pele.

Combate acne

Além de controlar o oleosidade da pele, segundo o portal americano Health Line, o chá verde possuí propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, que ajudam não só a controlar a acne, mas também combate as inflamações, diminuindo assim a vermelhidão causada pelos comendões.

Outro benefício para a acne é que, o polifenóis presentes na planta do chá, que ajuda combater as bactérias causadoras da acne, diminuindo o surgimento de novos cravos e espinhas.

Reduz vermelhidão e irritação na pele

Como já citado acima, o chá ajuda a controlar a vermelhidão causada pela acne. Além disso, vermelhidão causado por outros fatores também podem ser controlados pelo uso da máscara facial. A irritação causada também pelo uso de maquiagem ou queimadura solar, também pode ser controlado pelo chá verde. Tudo isso graças aos polifenóis e seu poder anti-inflamatório.

Hidratação

O consumo do chá aumenta a hidratação da pele, mas essa bebida também é poderosa quando usada como máscara facial. O chá verde é rico em diversas vitaminas, incluindo E, que nutre a pele, livrando de problemas como ressecamento e outros problemas causados pela desidratação da pele.

Combate o envelhecimento precoce

Por ser rico em vitaminas, especialmente a E, que já citamos, a máscara facial de chá verde é capaz de prevenir o envelhecimento precoce. A vitamina E combate os radicais livres por causa do seu grande poder antioxidante e assim, protege a pele de agentes que envelhecem o mesmo. Não parou por aí, o chá verde é rico em vitamina B-12, que estimula o colágeno, que é importantíssimo para a sustentação da pele. Sendo assim, seu uso rotineiro diminui marcas e linhas de expressão.

Como fazer máscara de chá verde?

Se você quer aproveitar os benefícios listados acima, aprenda a preparar em casa a máscara de chá verde:

Para pele oleosa e hidratação

Ingredientes

Chá verde (pode ser em sachê ou folhas);

1 colher de sopa de mel

Modo de preparo

Em primeiro lugar faça o chá normalmente e espere esfriar;

Misture os ingredientes em um recipiente limpo;

Quando estiver homogêneo, aplique no rosto seco;

Deixe agir por 15 minutos;

Após lave normalmente.

Para para diminuir inchaço dos olhos

Ingredientes

2 sachês de chá verde

Modo de preparo

Em primeiro lugar faça o chá normalmente e espere esfriar;

Retire o excesso de água e armazene o sachê na geladeira por 20 minutos;

Quando estiver gelado, coloque sobre os olhos e deixe agir por mais 20 minutos;

Pronto!

Tônico adstringente

Ingredientes

 100 gramas de folha do chá verde

500ml de água coada

Modo de preparo

Em primeiro lugar faça o chá normalmente e espere esfriar;

Quando esfriar, coe e separe o líquido;

Com a ajuda de um algodão, é só usar o chá para remover todas as impurezas do rosto.

Contraindicação

Contraindicação

Antes de começar qualquer tratamento estético, o primeiro passo é buscar ajuda de um dermatologista, só ele poderá te indicar os melhores produtos e tratamentos. Além disso, se após o uso surgir qualquer reação como: vermelhidão, coceira ou inchaço, suspender imediatamente o uso.

Veja para quem é contraindicado o uso da máscara facial de chá verde:

Pessoas que estão passando por procedimento químico no rosto;

Pessoas em tratamento com problemas de pele;

Crianças.

Onde encontrar o chá verde?

O sachê do chá verde vende na maioria dos supermercados e encontra-se a partir de R$ 5. Já a folha, é vendida em casas de produtos, tanto em lojas online quanto físicas. Sendo sachê ou as folhas, o tratamento e o resultado são os mesmo, portanto, escolha o de sua preferência.

Fonte: Pajaris