De origem italiana, panetone ganhou ingredientes como tucumã, pupunha, bacalhau e pirarucu no Amazonas.
O panetone é um dos mais tradicionais itens da ceia natalina, e, mesmo com origem italiana, ele se tornou essencial no período em diversas partes do mundo. No Amazonas, o panetone ganhou novos ingredientes à receita, como açaí, tucumã, pupunha, cupuaçu, castanha, banana pacovã e até peixes, como o bacalhau e o pirarucu, entre outros sabores conhecidos na Amazônia.
A inspiração é da culinarista Inês Monteiro, que já possui mais de 30 anos dedicados à arte de cozinhar. Ela contou ao G1 que a ideia surgiu da paixão que carrega pelos frutos amazônicos, e da vontade de expressar esse sentimento ao mundo, fazendo com que outras pessoas também sentissem o mesmo.
“Eu amo os ingredientes da Amazônia. A Amazônia tem uma infinidade de frutas e dá pra variar, inovar bastante. A culinária daqui é muito rica. Tudo que vejo quero transformar nos pratos que faço. É de e uma grandiosidade enorme tudo o que temos na Região, vai dos frutos aos peixes”, disse.
Inês conta que deu início às receitas regionais usando os ingredientes primeiramente em coxinhas, trufas e salgados, até chegar aos tradicionais panetones.
Mas não foi fácil, segundo ela. Unir tradição e regionalidade na mesma receita requer dedicação e amor em cada detalhe na hora de cozinhar.
“Descobri toda essa riqueza colocando a mão na massa. Deu trabalho. Meu primeiro brigadeiro grudou na panela, meu primeiro doce de cupuaçu também. Eu tentava misturar os ingredientes, e dava errado, às vezes. Mas não desisti, fui inovando, inventando e hoje estou aqui, criando panetones regionais”, contou.
Inês dispõe de um cardápio de cerca de dez sabores regionais de panetones para a época natalina, período do ano em que ela mais produz.
O queridinho na mesa dos amazonenses, segundo ela, é o panetone de banana-frita. Além dele, a culinarista também prepara panetones de açaí, tucumã, pupunha, cupuaçu, castanha, e peixes, como o bacalhau e o pirarucu.
A culinarista ensinou a fazer uma receita de panetone de cupuaçu. Confira!
Receita de panetone de cupuaçu
MASSA:
Ingredientes
300g Farinha trigo sem fermento
10g de Fermento biológico seco
5 colheres de água morna
10 colheres de açúcar
3 Ovos
5 colheres de leite morno
5 colheres margarina derretida em banho-maria
1 colher de essência de panetone
200g de chocolate picado ou gotas de chocolate
Preparo
Criar uma espécie de ‘esponja’ de panetone, adicionando três colheres de farinha de trigo, a água morna e o fermento. Em seguida, mexer e levar ao forno por cerca de 40 minutos. Separe os ingredientes secos em um recipiente (o que sobrou da farinha de trigo e açúcar)
Em seguida, em outro recipiente, coloque os outros ingredientes (leite, margarina derretida, essência de panetone e ovos). Misture tudo e bata por 5 minutos.
Feito isso, acrescente a massa à esponja. Misture bem e deixe descansando por 48h. Passadas as 48h, coloque a massa e a esponja dentro da forma de panetone e leve ao forno por cerca de 40 minutos.
RECHEIO:
1kg de Cupuaçu
1 kg de Açucar
1/2 lata de doce de leite
1/2 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite
Misture em uma panela e mexa por 40 minutos em fogo baixo. Espere esfriar. Em seguida, pegue 200g da mistura e acrescente o doce de leite, o creme de leite e o leite condensado. Bata no liquidificador. Você pode acrescentar castanhas. Coloque o recheio na geladeira por 30 minutos.
FINALIZAÇÃO:
Enquanto o recheio esfria na geladeira, corte a tampa do panetone, e dentro dele faça pequenos cortes. Depois de frio o recheio, acrescente ao panetone, adicionando também o chocolate. Seu panetone está pronto para ser servido!
Fonte: G 1 Am