Atenção eleitores! Começa na sexta-feira (09) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, com a apresentação das propostas dos candidatos a prefeito e vereador.

O horário político será dividido em dois formatos. O primeiro terá blocos de 10 minutos, que vão ao ar de segunda-feira a sábado, duas vezes ao dia, e serão usados para mostrar os candidatos a prefeito.

No segundo formato estão os comerciais de 30 segundos a um minuto cada, que serão exibidos ao longo do dia. Para as inserções, cada emissora de rádio e televisão vai destinar 70 minutos diários, conforme definiu o Tribunal Superior Eleitoral.

Este tempo será dividido ao longo da programação, de segunda a domingo, na proporção de 60% para candidatos a prefeito e 40% para candidatos a vereador.

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) prevê que a divisão do tempo da propaganda no rádio e na TV deverá ocorrer da seguinte forma: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que o partido tenha na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem.

Os outros 10% devem ser distribuídos igualitariamente.

E Manaus, os candidatos com maior tempo no horário político são Ricardo Nicolau (PSD), Amazonino Mendes (Podemos) e José Ricardo (PT).

De acordo com a distribuição do tempo feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Ricardo Nicolau ficou com 2 minutos e 44 segundos de propaganda.

Em seguida vem Amazonino Mendes, com 2 minutos e 7 segundos.
Em terceiro ficou José Ricardo, com 1 minuto e 16 segundos de tempo no rádio e TV.

David Almeida, que ocupa a vice-liderança nas pesquisas de intenção de voto, ficou com o quinto maior tempo, dispondo de 58 segundos de inserções diárias.

O primeiro turno da eleição acontece dia 15 de novembro. O segundo será em 29 de novembro.