Tendência no TikTok, o truque pode manchar a pele e irritar os olhos, segundo especialista.

Parece que o jogo virou, antes malquistas, as sardinhas estão cobiçadas a ponto de serem criadas artificialmente com spray de coloração capilar temporária. Uma borrifada da tinta a poucos centímetros do rosto já é o suficiente para conferir os pontinhos charmosos na pele, conforme demonstram tiktokers em vídeos com a hashtag #fakefreckles (sardas falsas, em tradução do inglês).

A técnica descomplica e aparentemente eficaz, no entanto, traz riscos à saúde e, por isso, é contraindicada por especialistas.

https://www.tiktok.com/trending?referer_url=https%3A%2F%2Fwww.metropoles.com%2F&referer_video_id=7066105863651724549&refer=embed

“Os sprays de tinta temporária funcionam como maquiagem para os fios e, por isso, são testados dermatologicamente. Logo, o uso é seguro, exceto em casos específicos de alergia a algum componente da fórmula”, disse a dermatologista Maria Eduarda Pires, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A aplicação perto dos olhos é o que preocupa. “Pode, sim, causar irritação, já que o produto não é propício para essa região”, alertou a médica. Apesar de ser lavável, o produto pode demorar até 25 dias para sair completamente do corpo e, segundo a dermatologista, caso haja exposição solar nas áreas pintadas pela tinta, ainda há o risco de manchas.
Em resumo, a melhor alternativa para entrar na moda e ostentar sardinhas por aí é optar por técnicas mais seguras e precisas de maquiagem, como usar lápis de olho para fazer pintinhas pontuais nas maças do rosto.

Fonte: Metrópoles