Com o tema ‘Expectativa vs Realidade’, mostra fotográfica busca diminuir o preconceito contra pessoas com deficiência

Encerra nesta quarta-feira (28), no Sumaúma Park Shopping, a 1ª Exposição Inclusiva promovida pelo Instituto Amazonense de Inclusão (IAI). Com o tema ‘Expectativa vs Realidade’, a mostra fotográfica busca diminuir o preconceito da sociedade contra pessoas com deficiência.

De acordo com Breno Marx, presidente do instituto e também responsável pela exposição, a ação surgiu pela necessidade de criar, frequentemente, projetos inclusivos para pessoas com deficiência.

“Nós, como instituto, buscamos fazer todos os projetos inclusivos que conseguimos. Como este ano não pudemos fazer o desfile (de moda), por conta da pandemia, criamos a exposição”, explicou ele. O IAI é responsável pelo Amazon Fashion Down, primeiro evento de moda do Norte do País 100% inclusivo e realizado no Sumaúma Park Shopping.

Ainda conforme Marx, a exposição busca “tirar o pensamento preconceituoso que existe na cabeça das pessoas com relação a pessoa com deficiência”. Para isso, foram instaladas duas fotos do mesmo modelo: uma em preto e branco, que seria a visão típica sobre a pessoa com deficiência, e a outra colorida, mostrando a realidade e o empoderamento da pessoa com deficiência.

“A pessoa com deficiência tem uma aceitação própria, não no início, mas depois ela adquire. Muitas delas já nascem com deficiência e são pessoas felizes. Nós, que somos típicos, muitas vezes pensamos que elas são tristes por conta da deficiência, mas isso não é a verdade. Por isso mostramos esses dois lados”, salienta o presidente do instituto.

As fotos foram feitas na Faculdade Anhanguera, dentro do Sumaúma Park Shopping, e também em área externa. “Esses eventos mudam vidas, pensamentos. As pessoas se sentem mais importantes, mais empoderadas. Quando fazemos esse tipo de projeto, envolvemos toda a família, toda a sociedade”, comenta ele.

Antes de finalizar, Marx ressalta a importância da parceria do instituto com o Sumaúma Park Shopping. “Desde a primeira edição do Amazon Fashion Down, o Sumaúma se mostrou interessado em ter essa responsabilidade social. Então jamais queremos largar essa parceria”. Além de Marx, participam da ação o fotógrafo Mauro Smith e Cacau Mangabeira.