Instrutora do curso Trancista de Sucesso, Brunex é especialista em box braids. À coluna, a expert deu dicas para manter tranças impecáveis.

Finalista da edição do BBB21, Camilla de Lucas entrou na casa mais vigiada do Brasil com box braids. Dividido em mechas, o cabelo é trançado com fibras sintéticas desde a raiz até as pontas. Quem acompanhou a sister no reality chegou a elogiar o penteado por permanecer intacto por praticamente três meses. Já outras pessoas decidiram dar um up no visual com a tendência. Para tirar algumas dúvidas sobre como deixar os fios saudáveis, a coluna Claudia Meireles conversou com Bruna Nekis, mais conhecida como Brunex Hair.

Instrutora de cursos do penteado, Brunex afirma estar “formando um exército de trancistas”. O interesse surgiu na adolescência, aos 14 anos, quando trançou as madeixas de uma prima. Como em uma história de amor à primeira vista, ela se encantou e não parou mais de “brincar” com os fios. De acordo com a expert, as box braids de Camilla de Lucas se mantiveram impecáveis devido a dois fatores: equipe de profissionais responsável por fazer a transformação capilar e a rotina de cuidados da influenciadora digital.

Dicas de ouro

Fundadora do Trancista de Sucesso, Brunex explicou que há quem acredite que as box braids não podem ser “molhadas”, mas é um mito, conforme esclareceu: “Devemos seguir uma rotina de cuidados. Existem xampus específicos, contudo, se puder diluir o produto na água na hora de lavar o cabelo faz muita diferença”. Para ela, mais importante que a fórmula é o modo de lavar as tranças. A expert orienta não esfregar com força, mas sim massagear suavemente a fim de não desmanchar o penteado ou causar frizz. “Assim, durará por mais tempo”, garante.

Dentre os cosméticos próprios para box braids em prateleiras, a expert classifica como principais: o xampu e o mousse (xampu a seco). “Os dois agem para limpar os fios e o couro cabeludo”, destaca. Segundo Brunex, os adeptos do penteado devem estar atentos ao horário de lavar as tranças. Como precisam secar por completo, nada de molhar o cabelo no período noturno, pois o couro cabeludo pode ficar úmido e provocar doenças capilares.

Não menos importante, segue o aviso de Brunex Hair: “Não faça com frequência coques altos ou penteados complexos enquanto estiver com as box braids. O hábito pode repuxar algumas tranças, acarretando em uma manutenção em menor prazo”. A expert lembrou que enquanto Camilla de Lucas esteve com o penteado no BBB21, ficou a maior parte com o cabelo solto. “Quando ela prendia era de modo mais frouxo a fim de não interferir na durabilidade”, recordou a instrutora.

Início sem complicação

Ao colocar box braids nas madeixas, a pessoa deve adotar alguns cuidados iniciais. Além de não poder fazer coques altos ou rabos de cavalo firmes, o adepto da tendência deve lavar o cabelo uma vez por semana e dormir com touca de cetim a fim de evitar o frizz quando as tranças tiverem contato direto com o travesseiro. Aos interessados em aderir o penteado ou quem já está, vale o alerta de não permanecer com os fios trançados por mais tempo do que o recomendado, geralmente de três meses.

No período de três meses com as box braids, não se pode esquecer das manutenções. “Em média, as madeixas crescem meia polegada por mês. Ou seja, no prazo de quatro semanas perceberá principalmente na raiz das tranças frontais que o cabelo está um pouco áspero. Ao notar isso, sugiro procurar o profissional responsável pelo penteado. Na manutenção, refazemos as tranças da frente e da nuca por serem as áreas mais visíveis”. Segundo Brunex, os fios precisam ser desembaraçados e hidratados antes da realização do procedimento. “Extremamente fundamental”, endossa.

Atenção

Tem dúvidas a respeito do momento ideal de refazer as tranças? A instrutora orienta a observar os avisos dados pelo próprio cabelo. “A raiz tende a ficar mais ‘frizzada‘ devido ao fio natural e também pelo crescimento das madeixas. Ao surgir esses sinais, chegou a hora de retirar o penteado”, alerta a expert. Ao remover as box braids, o principal conselho de Brunex Hair é fazer com urgência uma hidratação capilar.

“Depois de retirar as tranças, hidrate os fios, pois foi aplicado apenas o xampu por um longo período. O uso do condicionador é aconselhado apenas nas pontas. Indico uma umectação noturna com óleos, usar uma máscara hidratante potente e fazer um cronograma capilar. Também sugiro comprar xampu com óleo de coco ou argan na composição. Seguindo todos os passos, o cabelo irá respirar, além de recuperar o brilho e a hidratação natural”, sustenta a especialista.

Importante

Já passou pela mente que alguns hábitos podem prejudicar as box braids? O primeiro tópico abordado pela cabeleireira é lavar as madeixas e não deixar secá-las totalmente. Segundo Brunex, algumas pessoas reclamam sobre o penteado ter feito o cabelo cair. Na avaliação da profissional, o modo de cuidar das tranças é fundamental. Quando os fios ficam úmidos por um longo período, podem surgir doenças no couro cabeludo, sendo uma delas a queda capilar.

“Na realidade, se as tranças forem bem cuidadas não causam mal algum aos fios”, garante Brunex. Em atendimentos, a expert desmente mitos difundidos a respeito da tendência capilar:  “As dúvidas que aparecem estão relacionadas à dor, cuidados e pós-tranças. Muitas clientes perguntam se irá doer e como é a sensação nos primeiros dias com o penteado na cabeça. Também me perguntam se as box braids fazem cair o cabelo ou arrebentar os fios, mentira disseminada com frequência”.

A quem pensa em desfilar com o penteado futuramente, a expert aconselha a respeitar a textura do próprio cabelo e manter os cuidados diários com as box braids. No perfil no Instagram, Brunex compartilha dicas sobre as madeixas trançadas e também no canal homônimo no YouTube. Nos vídeos, ela ensina o passo a passo de diversos modelos de tranças.

Fonte: Metrópoles