Pode estar 40ºC, mas o bom brasileiro não abre mão de um cafezinho, certo? Errado! Nesse período de altas temperaturas, o coado de todas as manhãs pode não estar tão atrativo quanto é normalmente. Contudo, há opções de cafés gelados em Brasília que podem trazer frescor para os amantes do grão.

Dos mais diversos, com sorvete, com leite e até infusionados a frio, Brasília tem uma diversidade de opções para quem procura uma bebida gelada, sem abrir mão do café.

Ótimas opções para você experimentar já. Confira:

002 Café

O 002 Café aposta em experiências diferenciadas. Pensadas exclusivamente para o calor brasiliense, as receitas estão entre as mais pedidas. Vale degustar o 000, que leva coldbrew, soda,  cordial de capim limão e limão ou laranja desidratada. Outra boa opção é o 001, feito com matchá, água de coco, cordial de capim limão e frutas vermelhas.

Para quem não abre mão do badalado Cold Brew, a casa conta com a opção servida no copo, podendo ser puro, com soda ou água tônica. Outra opção é a versão com sorvete.

Jacket Café

No Jacket Café, vale experimentar o Cold Brew da casa, extraído a frio por 18h e feito com os grãos torrados na própria cafeteria. Além dele, o Iced Vanilla Latte também é uma ótima opção, feito com leite gelado aromatizado com baunilha e duplo shot de expresso.

O calor também pode passar com o Jacket Tônica, que nada mais é do que uma mistura de água tônica, shot de expresso e xarope de tangerina.

FSTA & Coffee

O FSTA & Coffee, comandado por Michelle Cintra, investiu em diversas versões de café gelado para os coffeelovers de plantão. Por lá, é possível degustar o Ice Mocha, que leva café, leite e picolé de brigadeiro; o Ginger Lemon Coffee, que leva café expresso, leite, gengibre e limão. Outra boa pedida é o famoso Affogato, com sorvete Vai Bem de doce de leite e expresso.

Quem preferir algo mais leve pode apostar no Lemon Coffee, que conta com café expresso, água com gás, syrup de limão, limão e gelo. vale pedir também o Tangerine Coffee, feito com expresso, água com gás, syrup de tangerina e gelo.

Minimalize Café

O Minimalize Café também apostou em delícias geladas para refrescar as altas temperaturas. No menu, Cold Brew com infusão a frio de 24h; Cold Amador, feito com cold brew, xarope, calda de gengibre, limão e gelo; e Espresso Noia, que leva expresso, água tônica e xarope de tangerina.

Nitrogênio Café

Capitaneada por Lucas Ramirez, a Nitrogênio Café é uma casa na Asa Norte especializada na extração a frio da bebida, o cold brew. O cliente pode optar tanto pelo nitro, quanto pela bebida pura com gelo. O espaço conta ainda com um ótimo pré-treino, feito de nitro com whey protein e uma fruta, como banana ou maçã.

Para quem ainda está se acostumando com o sabor do café gelado, a pedida é o Nitro & Tonic, que mistura o café à tônica com um toque de limão. Vale também experimentar o Coconut Brew, o Pink Brew e o Blue Berry Brew.

Studio Grão Coffee Co.

No Studio Grão Coffee Co. vale apostar no Cold Brew da casa, que fica 12 horas sob infusão. Outra boa pedida é o Cold Brew Capim-limão ou Tangerina, que conta com adição de xarope artesanal de capim-limão ou de tangerina. Quem preferir, pode pedir o Iced Coffee, que é uma extração do método Aeropress no copo com gelo.

Fonte: Metrópoles