O espírito natalino já toma conta da Europa. Os tradicionais mercados de natal transformam algumas cidades na terra do Papai Noel com artesanato, enfeites, luzes, comida boa e muita atração para todas as idades. Nada como aproveitar a temporada de inverno europeia com um bom vinho quente, castanhas e outras iguarias. Separamos neste post os principais mercados de natal da Europa.

Em 2020 os mercados de natal foram suspensos na Europa devido à pandemia. Neste ano a maioria está funcionando, apesar da nova onda de covid-19 que surgiu no Velho Continente. Todos seguem regras sanitárias. Infelizmente o tradicional mercado natalino de Munique novamente foi cancelado devido ao aumento de contágios na Alemanha.

Alemanha

Nuremberg Christkindlesmarkt

Este mercado de Natal, Nuremberg Christkindlesmarkt,  remonta ao século XVI. Em meio as suas diversas “barraquinhas” delicie-se com vinho quente, salsicha e pão de gengibre. É claro que não pode faltar  os tradicionais Zwetschgenmännle, estatuetas feitas de ameixa e castanha com uma variedade incrível desde os limpadores de chaminés aos casais apaixonados. Neste ano devido à pandemia a feira ocupará uma área maior no centro antigo de Nuremberg para a manutenção do distanciam
ento social de 26 de novembro a 24 de dezembro.

Mercado de Natal Gendarmenmarkt, Berlim

Maravilhe-se com as luzes que iluminam este mercado histórico em Berlim. Localizada entre Französischer Dom e Deutscher Dom bem no coração da capital alemã. Compre vidro soprado tradicional, esculturas em madeira e muito mais. Além de comprar, é possível acompanhar o trabalho dos artesãos. Não esqueça de se deliciar com as comidas natalinas. O Gendarmenmarkt rolará de 22 de novembro a 31 de dezembro.

Dresden Striezelmarkt

Este é o mercado mais antigo da Alemanha com sua primeira edição em 1434. Todos os anos, mais de 240 revendedores viajam para vender seus produtos no mercado e fazer jus à reputação do Dresden Striezelmarkt como uma vitrine da arte popular tradicional. Neste ano o mercado natalino vai de 22 de novembro a 24 de dezembro.

Áustria

Sonho de Natal de Viena

O Vienna Christkindlmarkt combina a tradição inconfundível do Natal com atrações incríveis. Cerca de 150 barracas de mercado compõem esta exibição festiva em frente à bela Prefeitura de Viena. O parque de diversão que também compõe a festa faz a alegria das crianças neste evento que ocorre de 12 de novembro a 26 de dezembro.

Mercado de Natal de Salzburgo

Este mercado histórico remonta ao século XV e transforma a área ao pé da fortaleza Hohensalzburg e ao redor da catedral de Salzburgo em um paraíso de inverno com cerca de 100 expositores diferentes. Sinta o aroma das castanhas  e vinho quente enquanto passeia pelo charmoso mercado que vai de 18 de novembro a 26 de dezembro.

Espanha

Mercado de Natal da Plaza Mayor, Madri

A cada ano, quando o Natal chega, a praça principal de Madri se transforma em um grande mercado com 104 barracas cheias de figuras do presépio, instrumentos musicais, brinquedos e boa comida. A tradicional festa de natal espanhola teve início no século XVII quando barracas que vendiam frutas e vegetais iniciaram à venda de decorações e presentes de Natal na vizinha Plaza de Santa Cruz. O mercado ocorre de 26 de novembro até 31 de dezembro.

França

Mercado de Natal de Estrasburgo

Quilômetros de luzes mágicas iluminam esta cidade ao longo do Rio Reno. O Mercado de Natal de Estrasburgo data de 1570, quando a cidade fazia parte da Renânia alemã. Compre brinquedos de madeira e velas de vidro soprado em mais de 300 barracas. Depois, experimente alguns bredeles (biscoitos tradicionais) da Alsácia ou foie gras à moda francesa. Este mercado vai de 26 de novembro a 26 de dezembro.

Mercado de Natal em La Défense, Paris

Para quem vai a Paris há sempre várias opç˜ões de mercados de natal, mas este mercado é o maior deles, com mais de 300 barracas com artesanato e muita comida boa. Além é claro de uma decoração natalina cativante e alegre bem aos pés do Grande Arco de La Défense. Este mercado parisiense vai de 25 de novembro a 29 de dezembro.

Holanda

Het Amsterdamse Winterparadijs, Amsterdã

Este “paraíso de inverno”, em Amsterdã, é um sonho de esporte, brincadeiras e muito entretenimento com espírito natalino e iguarias sazonais. Experimente uma partida de curling, faça uma luta de bolas de neve, patine no gelo, desça a montanha de esqui ou de boia. Mais tarde aqueça-se assando marshmallows no fogueira, vá ao cinema para assistir a um filme nostálgico de Natal ou caia na balada. A festa holandesa ocorre de 19 de dezembro a 3 de janeiro.

Inglaterra

Winter Wonderland em Hyde Park, Londres

Beba um chocolate quente coberto com marshmallows ou vinho quente no Hyde Park de Londres enquanto faz compras de velas, enfeites natalinos, artesanato e comida gourmet. Após as compras, patine no gelo ou escolha uma das diferentes atrações antes de ir ao encontro do Papai Noel. O Winter Wonderland é muito mais que apenas uma vila de Natal que vai de 19 de novembro a 3 de janeiro.

Itália

Mercado da Piazza del Duomo, Milão

Aos pés da principal atração de Milão fica este mercado natalino. Pegue uma bebida quente antes de caminhar em meio as charmosas barracas e pequenas cabanas do Mercado da Piazza del Duomo. Depois se delicie com a ótima culinária italiana e, claro, compre alguns souvenirs de Natal para decorar a sua casa. O mercado milanês vai de 1º de dezembro a 6 de janeiro.

Suíça

Montreux Noël

Esta charmosa vila, perto da fronteira com a França, abriga uma das mais belas vilas natalinas da Suíça. O Montreux Noël oferece entretenimento para todas as idades com seu tradicional Mercado de Natal que se estende ao longo do calçadão à beira do lago de Montreux, que é especialmente iluminado e decorado para a ocasião. A festa natalina suíça se estende até a véspera de Natal.

Se você quiser curtir um festival de Natal aqui por perto pode aproveitar para conhecer a Villa Natal, um mega espaço na zona oeste de São Paulo.

Fonte: Metrópoles