Durante a temporada de menor umidade, cútis mais sensíveis tendem a perder a proteção natural com a técnica. Entenda.

Os benefícios da esfoliação para a renovação da pele, como uma importante etapa de skincare, estão consolidados. Ela atua retirando as impurezas que ficam na superfície e deixa cútis com um aspecto mais viçoso e saudável. No entanto, a época da seca pede uma dose extra de atenção com a técnica para não agredir a face, especialmente para quem tem maior sensibilidade.

Com a mudança de estação e a chegada da temporada com baixa umidade do ar, o aspecto crucial que deve ser levado em conta na hora de mudar a rotina de cuidados é o seu tipo de cútis. A esfoliação nessa temporada é um problema em alguns casos específicos.

Na prática, o ritual retira uma camada extra que oferece um pouco mais de proteção nesse período. É o que explica a médica com especialização em dermatologia Marcelle Castro, proprietária e responsável técnica da clínica Harmonittà.

“No caso de cútis mais sensíveis e secas, o mínimo de proteção faz bastante diferença. Mas, para uma pele oleosa, que já tem uma proteção natural, é possível manter a periodicidade da esfoliação normalmente sem maiores problemas”, elucida.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a esfoliação pode ser feita duas vezes por semana – com grânulos bem suaves, em peles mais oleosas e com muitos cravos. Para quem tem pele sensível, a recomendação da médica Marcelle Castro é seguir uma rotina mensal, e fazer uma pausa na seca.

Antes de aderir à técnica, é fundamental consultar um dermatologista para saber qual seu tipo de cútis.

Com as devidas orientações médicas, confira uma lista de esfoliantes para incorporar a técnica à sua rotina de cuidados com a pele, de acordo com a periodicidade adequada.

Gel esfoliante facial para pele normal a seca, da Nivea

O gel esfoliante refrescante tem tecnologia com 2 microesferas: a transparente limpa profundamente e remove as células mortas, estimulando a renovação celular sem agredir a pele. A microesfera azul, por sua vez, repõe a hidratação natural da pele.

Esfoliante corporal Crushed Cabernet, da Caudalie (150g)

Inspirado em um dos mais tradicionais tipos de vinho, o esfoliante Gommage Crushed Cabernet proporciona nutrição, suavidade e efeito drenante. O resultado é uma pele mais hidratada e macia.

Goma esfoliante facial, da Quintal

A Goma Esfoliante Facial 50g + 3 Níveis de Esfoliação é um potente esfoliante regenerador. Apresenta inovadora esfoliação multicamadas, garantida por partículas de diferentes tamanhos: cristais de quartzo branco, bambu e argila rosa. Forma um filme hidratante protetor durante e após uso, com sensação aveludada. Possui também ativo cicatrizante de babosa, favorecendo a regeneração completa da pele.

Sabonete líquido esfoliante detox Matcha – Nativa SPA, da O Boticário

A fórmula do sabonete líquido combina as gotas nutritivas de quinoa com matcha. Rico em polifenóis, o extrato desse poderoso chá é altamente antioxidante e promove o efeito detox na pele, purificando e eliminando as impurezas.

Compose Gommage, da Dermage

O Compose Gommage, da Dermage, é um esfoliante facial com ação multifuncional, podendo ser usado também como máscara. Proporciona esfoliação e renovação celular, enquanto ajuda no clareamento da pele, hidratação e controle da oleosidade. Além disso, possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

Esfoliante corporal Segura Esse Baphão, da Lola Cosmetics

O esfoliante corporal Segura Esse Baphão, da Lola Cosmetics, possui extrato de figo, óleo de andiroba e água de rosas. É feito com mais de 95% de ativos de origem vegetal e é totalmente produzido à mão, com óleos vegetais saponificados através do processo de cold process – tradição milenar da saboaria. Não tem corantes artificiais e conservantes sintéticos e é aditivado com infusão de flores, especiarias, ervas, frutas e vegetais.

Peeling de Hortelã Iluminador, da Adcos

O Peeling de Hortelã Iluminador é um gel-creme com toque seco e partículas físicas que promovem afinamento da pele por atrito, realizando assim uma esfoliação profunda. Sua nova fórmula agora é livre de micropartículas de polietileno, que foram substituídas por partículas naturais que garantem a esfoliação da pele sem agredir o ambiente.

Esfoliante corporal Rosas Inglesas, da The Body Shop

Esfoliante corporal em gel, com partículas de rosas britânicas colhidas à mão pela comunidade de Herefordshire, na Inglaterra. O produto é ideal para remover as células mortas, deixando a pele mais macia e lisinha, respeitando e preservando as barreiras naturais da derme. Livre de silicones e óleo mineral.

Creme Esfoliante Caju, da L’Occitane au Brésil

O creme esfoliante formulado com partículas da fruta e outros elementos naturais remove células mortas e impurezas, ajudando a desobstruir os poros da pele deixando-a com toque macio e aveludado.

Fonte: Metrópoles