Manaus | 4 de junho de 2026 | 11:27:03

Enem dos Concursos está confirmado para domingo em todo o Brasil

Na noite de quinta-feira (2), o governo federal decidiu manter a data das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) em todo o território brasileiro para o próximo domingo (5), apesar da situação de calamidade pública decorrente das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que resultaram na perda de pelo menos 29 vidas. A realização das provas está confirmada.

Um contingente de 80.348 candidatos, equivalente a 4,3% do total de inscritos em todo o Brasil, está programado para fazer os exames em 10 municípios gaúchos, representando 3,7% do total. A decisão foi tomada após uma reunião entre os ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Rui Costa (Casa Civil) durante a noite.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), solicitou o adiamento das provas do CNU devido aos estragos causados pelas chuvas. Ele fez o pedido à ministra Esther, buscando a cooperação das autoridades federais, estaduais e municipais para garantir a participação dos candidatos no estado.

Entretanto, o edital do concurso não contempla a possibilidade de remarcação das provas em casos de desastres naturais, apenas prevê o reembolso para os candidatos afetados. Os desastres naturais são definidos no documento como “problemas logísticos” que possam causar prejuízos imprevisíveis e insuperáveis aos candidatos no dia da prova.

O edital também veda uma segunda chamada para os candidatos ausentes, independentemente do motivo alegado para o atraso ou ausência. O coordenador geral de Logística do CNU, Alexandre Retamal, afirmou previamente que o governo não considerava a possibilidade de remarcação das provas, mas qualquer situação grave seria submetida à análise da ministra Esther Dweck para uma decisão governamental.

O CNU, popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, conta com um total de 2,14 milhões de inscritos em 228 municípios em todo o país.

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens